A questão que não sai da cabeça dos profissionais é sobre a empregabilidade. Para ser um profissional altamente empregável é necessário ter uma série de qualidades que diferenciam dos concorrentes. É importante ter uma formação, realizado cursos adicionais na área em que é formado, experiência, facilidade com computador, internet e conhecimento em outros idiomas. Outro fator importante é estar atualizado sobre assuntos como: economia, negócios, internet e política.
Devido à crise econômica que o Brasil está sofrendo, a procura por um profissional empregável ficou mais difícil. As empresas estão mais exigentes, pois tem muitos profissionais bons e desempregados.
As empresas exigem diversos fatores para um profissional conseguir a oportunidade desejada:
Se o candidato não tiver conhecimentos específicos sobre a área da vaga, dificilmente passará no processo seletivo da empresa.
Com o mercado de trabalho tão concorrido como está atualmente, é importante que o profissional entregue além do que é pedido nas suas atividades.
O profissional deve saber interagir com diversas pessoas, integrar em várias áreas, estar aberto para obter uma cultura maior, obter novos conhecimentos e ter uma mentalidade que abranja tudo.
As empresas estão à procura de profissionais que as pesquisas e os estudos vão além do conhecimento técnico. Por este motivo, O profissional deve estar sempre atualizado e realizando cursos que envolvem a sua profissão.
No Brasil estão instaladas várias empresas multinacionais, por esse motivo os profissionais que conhecem outros idiomas, como inglês e espanhol, se destacam entre os profissionais que não tem conhecimento desses idiomas.
A tecnologia está tomando conta do mundo, cada dia que passa mais as tecnologias são inovadas ou surgem tecnologias novas. Com isso, os profissionais devem ter facilidade para trabalhar com elas.
O profissional que sabe utilizar de maneira correta as redes sociais distribuídas pela internet, sai na frente dos seus concorrentes. As empresas utilizam as redes sociais para analisar o perfil do profissional.
Porém, obter essas qualidades não é tão difícil como pensamos. O profissional pode desenvolver suas habilidades, investir em um ótimo curso de graduação, cursos técnicos, curso de idiomas (inglês e espanhol) e cursos de capacitação. Além disso, existem diversos cursos ou apostilas acessíveis na internet, na maioria das vezes são gratuitos e o profissional pode estudar nas horas livres.
Aline Aparecida Feitosa Dias
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?