O sonho de todo mundo é ter uma vida profissional de sucesso, ser um funcionário eficaz e empregável. Mas como conseguir isso? O segredo é estar sempre atualizado e preparado para o mercado de trabalho. É importante que o profissional tenha o anseio de procurar pela formação ideal, obter frequentemente novos conhecimentos, atualizar os conhecimentos já obtidos, realizar novos cursos, aprimorar as habilidades, ser determinado, motivado e objetivo.
Além disso, para conquistar uma ótima posição no mercado de trabalho é importante que o profissional evite algumas atitudes que atrapalham a evolução da carreira. Entre essas atitudes encontramos:
O profissional deve estar atento nos interesses da empresa em que trabalha, isso é importante para a evolução dos dois lados. Um profissional que não é comprometido com as suas tarefas, acaba com a sua imagem prejudicada.
O mercado de trabalho procura por profissionais que são comprometidos, dedicados, objetivos, responsáveis e busquem se desenvolver cada dia mais.
No momento que o profissional começa a faltar muito no trabalho, ele passa a imagem de descaso. Faltar por qualquer razão dá a impressão que ele não precisa da empresa, com isso a empresa começa a não precisar dele.
Quando um funcionário falta, é necessário que ele explique o motivo da sua falta e se possível entregue um atestado médico. Excesso de faltas pode ocasionar demissão, ele pode ser demitido até por justa causa.
Para conseguir uma carreira de sucesso, o profissional deve ser humilde. Ter excesso de ego e nunca admitir os erros pode prejudicar o crescimento da vida profissional. Todos erram, por isso existem os níveis hierárquicos na empresa.
Ninguém iniciou a carreira como pleno, sênior, gerente ou diretor. Quem está no topo da carreira iniciou como estagiário, trainee ou júnior. Chegou no topo conforme foi obtendo novos conhecimentos e reconhecendo os erros.
O profissional deve ser pontual e cumprir com o seu horário de trabalho. Chegar atrasado passa a impressão que o profissional não é responsável com as suas atividades, com os clientes e com a empresa.
O profissional deve ser criativo e proativo, deve resolver os problemas e os desafios surgidos na empresa com soluções inovadoras e eficientes.
Trabalhando com criatividade, o profissional oferece mais do que o cliente e a empresa necessitam.
Aline Aparecida Feitosa Dias
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