O Que é o Cartão Cidadão



Saiba aqui o que é e para que serve o Cartão Cidadão.

O Cartão Cidadão é de grande utilidade para diversas situações em nosso dia a dia e, por esse motivo, é indispensável que as pessoas o tenham. Emitido pela Caixa Econômica Federal, todos os cartões, logo que solicitados, são de responsabilidade dessa na organização dos detalhes.



Sem custo algum, é muito simples pedir o seu, uma vez que, após feito o pedido, você o recebe diretamente na sua casa ou em qualquer agência mais próxima de você. O recebimento do cartão demora em torno de 15 dias.

Porém, se você ainda não sabe para que serve o cartão ou tem algumas dúvidas comuns sobre o mesmo, nós te esclarecemos algumas indagações recorrentes.



O que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é um facilitador do usuário no acesso aos serviços relacionados aos benefícios trabalhistas e sociais do governo. São eles: PIS, PASEP, Seguro Desemprego, Emissão Extrato do FGTS, Consulta de saldo FGTS, além do recebimento do programa Bolsa Família e outros.

Sendo assim, o Cartão Cidadão serve para que seja feita a solicitação, em caso de necessidade, dos benefícios, de forma que você receba por eles.

Tem direito a ele todas as pessoas que possuem FGTS provisionado, abono salarial, rendimentos do PIS ou, ainda, que estejam recebendo as parcelas relacionadas ao seguro desemprego. Com o cartão na mão, o processo é agilizado com muito mais segurança para desencadear no pagamento do benefício requerido.

Como e onde emitir o Cartão Cidadão?

Quem possui direito a algum benefício, seja ele social ou trabalhista, mas ainda não tem o cartão, pode solicitá-lo pelo telefone 0800-726-0207. Ainda, o mesmo pode ser feito em uma Agência da Caixa. É importante ressaltar que para agilizar o processo de atendimento, tenha em mãos o seu número de identificação social (NIS), sua carteira de trabalho, CPF e carteira de identidade ou de habilitação.

Leia também:  FGTS Inativo - Prazo, Quem tem Direito, Como Sacar

Outras informações

É fundamental fazer saber que, aquelas pessoas que não têm direito a receber um benefício que seja pago pela rede da Caixa Econômica Federal, não poderão solicitar o Cartão Cidadão.

Além disso, há alguns serviços que não requerem o uso do documento. São eles: extrato ou saldo do FGTS; identificação do direito do abono salarial ou seguro desemprego e, por último, saldo de rendimentos e quotas do PIS. Se a sua necessidade é relacionada a informações sobre esses dados, é possível localizar a sua busca diretamente no portal da Caixa.

Portanto, encaminhe já o seu pedido e usufrua das vantagens que são suas por direito.

Kellen Kunz

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *