NIS – Como fazer o cadastro online e realizar consultas



Para realizar consultas e fazer o cadastro online do NIS basta acessar o site oficial do DataPrev e seguir as orientações.

Os programas sociais estão presentes na vida de milhões de brasileiros em todas as regiões do país. Dessa forma, o governo federal buscou uma alternativa bastante eficiente e prática para ficar mais próximo dessas pessoas e ter conhecimento de sua realidade no dia a dia. Com isso, foi criado o Número de Identificação Social, ou simplesmente NIS. Através do NIS o governo federal é capaz de saber a situação socioeconômica de cada cidadão, além de facilitar o acesso a programas sociais por parte dos mesmos.

Uma dúvida bastante comum entre os beneficiários é quanto a efetuar consultas sobre o NIS, bem como fazer o cadastro online. Saiba que são coisas bastante simples, haja vista que o interessado pode realizar tais tarefas sem sair de casa, por exemplo. Isso mesmo, através da internet é possível fazer a consulta e o cadastro online.



O primeiro passo para realizar o cadastro de forma online é acessar o site oficial DataPrev (www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml), o portal oficial do Ministério da Previdência Social. Após isso, na guia “Inscrição”, o usuário deverá clicar em “Filiado”. Logo em seguida você será redirecionado a uma página contendo um formulário para preenchimento. Forneça todas as informações solicitadas, sendo que os campos precedidos com asterisco são de caráter obrigatório. Quanto mais informações o usuário fornecer, maior será a eficiência do sistema. Após preencher tudo corretamente, forneça o texto de verificação no final da página e clique em “Continuar”.

Após isso, será mostrada uma nova tela contendo o NIS do usuário em questão. Caso você já possua o seu número do NIS, o sistema irá emitir um aviso informando o seu NIT, que é o Número de Identificação. Ou seja, os dados fornecidos já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Geralmente empresas fazem este tipo de atividade quando contratam um novo funcionário que ainda não possui o NIS.



Leia também:  Dicas de como elaborar um bom Currículo

Já para aqueles que desejam efetuar consultas online, saibam que isto também é bastante simples de ser feito. Basta acessar o site oficial DataPrev (www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml). Existem dois tipos de consulta: aquela que visa imprimir o comprovante e a consulta de extrato previdenciário. Ambas as opções se encontram no topo da tela. Escolha aquela que atende as suas necessidades e informe o NIT e a sua senha. Caso não possua senha basta fazer o cadastro e gerar uma senha.

Por Bruno Henrique

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *