Saque FGTS Inativo – Bancos Antecipam Saque



Saiba aqui se vale a pena antecipar o saque do FGTS Inativo nos Bancos.

Conforme anunciado ainda no ano de 2016, a partir de 2017 os trabalhadores que possuíssem saldo de FGTS inativo poderão realizar o saque a partir do mês de fevereiro.

Desde o pronunciamento do Presidente da República no final de dezembro, milhares de consultas de extrato foram feitas no site da Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pelo Fundo Garantidor por Tempo de Serviço. Assim, esses milhões de brasileiros estão à espera da liberação dos saques.



A Caixa Econômica já anunciou que o Calendário com os vencimentos do FGTS de contas inativas será divulgado em fevereiro (atualização: os saques começam em março) e que assim como ocorre com o Calendário do PIS, os pagamentos devem ser feitos considerando a data de nascimento dos beneficiários, o que significa que há pessoas que poderão realizar o saque já nesse primeiro semestre, enquanto outras terão que esperar um pouco mais.

Já pensando nisso, muitas instituições bancárias estão pensando em antecipar os valores para as pessoas que têm o direito ao benefício e que possuem conta corrente. É claro que para ter o dinheiro adiantado os clientes terão que pagar juros, o que deixa a dúvida se essa operação compensa ou se é melhor aguardar o pagamento na data prevista pela Caixa.



Os especialistas recomendam cautela na hora de decidir a antecipação do saldo de contas inativas do FGTS. Os bancos, por exemplo o Santander, possui taxas para esse serviço que estão entre 2,59% e 4,59% por mês. Desse modo, se o dinheiro adiantado for para resolver um problema de emergência, como o pagamento de uma cirurgia, pode ser compensatório.

Leia também:  Reforma da Previdência - O Que pode Mudar para o Trabalhador

Mas, se o trabalhador resolver adiantar esse recebimento para quitar dívidas, pode não ser um bom negócio, devido ao valor das taxas de juros, pois assim se desfaz de uma dívida para fazer outra e não se deve desprezar o fato de esse adiantamento é na realidade uma forma de empréstimo bancário e possuir esse tipo de dívida em instituições bancárias é sempre algo arriscado.

Dessa forma, se não há um caso financeiro extremo a ser resolvido, é recomendado aguardar o vencimento estipulado pela Caixa, pois assim o valor chega ao bolso do beneficiário integralmente, o que não vai acontecer caso ele seja adiantado por um banco.

Sirlene Montes

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

  1. GOSTARIA DE SABER SE EU TENHO ESSE DIREITO NA EPOCA EU TINHA 15ANOS HOJE 58 ANOS SAI DA FIRMA COM16 ANOS
    OQUE EU DEVO FAZER PARA MIM TER ESSAS INFORMACOES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *