Saque do FGTS Inativo – Dúvidas Frequentes




Confira aqui todas as informações sobre o Saque do FGTS Inativo.

Na hora de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas, muitas dúvidas vem à cabeça das pessoas, o que é perfeitamente natural, mediante o bombardeio de informações soltadas pela imprensa.

Todo trabalhador que foi dispensado do emprego com carteira assinada ou pediu demissão até a data de 31/12/2015 tem direito ao saque das contas inativas do FGTS.


Trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro podem sacar o dinheiro a partir de 10/03, os nascidos em março, abril e maio podem sacar o FGTS a partir de 10/04, os nascidos em junho, julho e agosto podem fazer o saque a a partir de 12/05, os nascidos em setembro, outubro e novembro podem sacar a partir de 16/06 e os nascidos em dezembro podem efetuar o saque a partir do dia 14/07.

A Caixa Econômica Federal ainda disponibiliza o site www.caixa.gov.br/contasinativas ou o telefone para tirar possíveis dúvidas, que é o 0800 726 2017.

As formas de pagamento podem variar com o perfil do cidadão e podem ser como crédito em conta corrente ou poupança (desde que autorizado pelo trabalhador), saques realizados nos caixas eletrônicos (para valores de até R$ 3.000,00, desde que o trabalhador tenha cartão cidadão e senha), nas casas lotéricas (para valores até R$ 3.000,00, o cidadão deverá estar munido de RG, cartão cidadão e senha) ou na própria agência da CEF.


Lembrando que o trabalhador que quiser sacar o FGTS em qualquer agência da Caixa Econômica Federal deverá estar munido dos seguintes documentos: cartão do PIS/PASEP, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira de identidade e termo de rescisão do contrato de trabalho (TRCT) ou qualquer outro documento que comprove o término do vínculo empregatício. Para agilizar o atendimento nas agências, a CEF está trabalhando no objetivo da melhora de todo o processo de liberação, aumentando o efetivo de atendimento, sistemas de operação para as transações, entre outras. Lembrando que se o cidadão for autorizado para fazer o saque do FGTS em qualquer agência da CEF, esse poderá fazer em qualquer agência do Brasil.

Rodrigo Souza de Jesus



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *