Dicas para ser um Empreendedor de Sucesso

Categoria: Dicas, Empreendedor, Profissionais


Saiba como ter sucesso em um empreendimento.

Talvez seja cedo para afirmar isso, mas vamos nos adiantar. A palavra do século XXI é “empreender”. Em meio a tantas crises e baques na economia, os chamados “empreendedores” estão abrindo campos em diversas áreas que até em poucos anos atrás, nem se falavam sobre. Quando o assunto é internet, isso é notório. O E-commerce “viralizou” no sentido de pessoas conseguirem trabalhar de suas casas, atendendo a grandes demandas e com custos cada vez mais baixos. No setor de entretenimento, os jovens que escolheram se dedicar a falar diariamente com uma câmera, conseguiram ir além do que a televisão é capaz de proporcionar. Tudo isso se chama empreender.

Se você tem uma ideia boa nas mãos, confie no sucesso dela e comece a traçar os primeiros passos de empreendedores, seguem aqui algumas dicas.

  1. Empreender é sempre bom, não perca tempo. Quanto mais cedo melhor. Com isso, você consegue perceber os seus erros e entrar a tempo para corrigi-los e direcionar o seu negócio ao caminho certo.
  2. Não idealize, tenha os pés no chão. Veja onde seu segmento pode crescer e o que você pode apresentar de diferencial da concorrência.
  3. Ouça, leia e compartilhe suas ideias com outras pessoas. Elas vão te dizer o quão elas veem sobre viabilidade da mesma.
  4. Esteja pronto para ser o chefe da empresa, mas também a auxiliar nas tarefas administrativas, assim como varrer o chão do seu empreendimento. Um empreendedor vai estar presente em todos os setores, pois esse é o seu bem de mais valor.
  5. Persista. As dificuldades acontecem, mas não se começa de cima. Tudo que vem rápido, vai rápido.
  6. Crie identidade. Deixe que as pessoas assimilem essa identidade e acreditem nela.
  7. Gaste o que for apenas necessário e com quem realmente necessitar, ou com o que realmente necessitar.
  8. Seja criativo. Tenha jogo de cintura para problemas.
  9. Procure outras formas de investimento e possíveis parcerias que vão expandir seu trabalho. Ofereça o mesmo.
  10. Conscientize sua equipe sobre o trabalho a ser feito. Um por todos e todos por um. Valorize pessoas para elas valorizarem seus trabalhos.
  11. Priorize o que o cliente diz. A voz do cliente é a voz de Deus.
  12. Seja um filtro de críticas. Nem todas valerão a pena para o crescimento do seu negócio.
  13. Não fuja de problemas.



Para ser um empreendedor você precisa mais do que uma ideia, mas sim de base e de um plano de negócios. Muitas vezes um trabalho que você nem imagina pode virar um negócio. Saiba olhar para as oportunidades e como elas são capazes de desenhar a sua personalidade. Não faça coisas forçado ou pelo empreendedorismo ser a “palavra do momento”. Faça por gosto e por ter um espírito de abrir portas para si e seu negócio.

Por Yamí de Araújo Couto


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário