Saiba como ter sucesso em um empreendimento.
Talvez seja cedo para afirmar isso, mas vamos nos adiantar. A palavra do século XXI é “empreender”. Em meio a tantas crises e baques na economia, os chamados “empreendedores” estão abrindo campos em diversas áreas que até em poucos anos atrás, nem se falavam sobre. Quando o assunto é internet, isso é notório. O E-commerce “viralizou” no sentido de pessoas conseguirem trabalhar de suas casas, atendendo a grandes demandas e com custos cada vez mais baixos. No setor de entretenimento, os jovens que escolheram se dedicar a falar diariamente com uma câmera, conseguiram ir além do que a televisão é capaz de proporcionar. Tudo isso se chama empreender.
Se você tem uma ideia boa nas mãos, confie no sucesso dela e comece a traçar os primeiros passos de empreendedores, seguem aqui algumas dicas.
- Empreender é sempre bom, não perca tempo. Quanto mais cedo melhor. Com isso, você consegue perceber os seus erros e entrar a tempo para corrigi-los e direcionar o seu negócio ao caminho certo.
- Não idealize, tenha os pés no chão. Veja onde seu segmento pode crescer e o que você pode apresentar de diferencial da concorrência.
- Ouça, leia e compartilhe suas ideias com outras pessoas. Elas vão te dizer o quão elas veem sobre viabilidade da mesma.
- Esteja pronto para ser o chefe da empresa, mas também a auxiliar nas tarefas administrativas, assim como varrer o chão do seu empreendimento. Um empreendedor vai estar presente em todos os setores, pois esse é o seu bem de mais valor.
- Persista. As dificuldades acontecem, mas não se começa de cima. Tudo que vem rápido, vai rápido.
- Crie identidade. Deixe que as pessoas assimilem essa identidade e acreditem nela.
- Gaste o que for apenas necessário e com quem realmente necessitar, ou com o que realmente necessitar.
- Seja criativo. Tenha jogo de cintura para problemas.
- Procure outras formas de investimento e possíveis parcerias que vão expandir seu trabalho. Ofereça o mesmo.
- Conscientize sua equipe sobre o trabalho a ser feito. Um por todos e todos por um. Valorize pessoas para elas valorizarem seus trabalhos.
- Priorize o que o cliente diz. A voz do cliente é a voz de Deus.
- Seja um filtro de críticas. Nem todas valerão a pena para o crescimento do seu negócio.
- Não fuja de problemas.
Para ser um empreendedor você precisa mais do que uma ideia, mas sim de base e de um plano de negócios. Muitas vezes um trabalho que você nem imagina pode virar um negócio. Saiba olhar para as oportunidades e como elas são capazes de desenhar a sua personalidade. Não faça coisas forçado ou pelo empreendedorismo ser a “palavra do momento”. Faça por gosto e por ter um espírito de abrir portas para si e seu negócio.
Por Yamí de Araújo Couto