Número do PIS – Como Descobrir





Veja aqui algumas maneiras de se descobrir o número do PIS.

Se você quer consultar o seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, mas não sabe o seu número do PIS/Pasep, nós iremos te dar cinco dicas valiosas de onde você poderá encontrá-lo. Feito isso, basta conferir o dinheiro que você tem para receber. Vamos a elas.

1. Cartão Cidadão

Quem tiver o cartão cidadão, poderá encontrar o número do PIS/Pasep na parte da frente do mesmo. Esse cartão é utilizado para sacar alguns benefícios sociais, como o abono salarial e o seguro para desemprego.


2. Carteira de Trabalho

Na carteira de trabalho do beneficiado também pode-se encontrar o número do PIS/Pasep. Em modelos mais antigos do documento, o número está detalhado e escrito à mão pelo empregador no item “Anotações Gerais”, nas últimas páginas da carteira. Já nos modelos mais recentes da carteira, o número está impresso na parte alta da página 3, no mesmo local onde ficam as assinaturas, a impressão digital do trabalhador e a sua fotografia.

3. Telefone

Quem quiser, pode utilizar o telefone para ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social, no número 135 e solicitar o número do PIS/Pasep. É importante ressaltar que a ligação é gratuita quando utilizado telefones públicos ou telefones fixos. Já para as ligações de celular, há um custo de chamada local. O horário de atendimento é das 7h às 22h, sempre de segunda-feira a sábado. Tenha em mãos alguns dados como nome completo, CPF, nome de mãe e data de nascimento.

4. Recursos Humanos da organização

Quem estiver executando uma função com carteira assinada, pode entrar em contato com a área de recursos humanos da empresa e solicitar as informações do seu número.


5. Site da Previdência Social

Pode-se acessar o site da Previdência Social na área de Cadastro Nacional de Informações Sociais pelo endereço eletrônico https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml para descobrir o seu número. Vá até “Inscrição” e selecione “Filiados”. Após, são solicitados alguns dados pessoais para a busca. Feito isso, clique em “Continuar”, gerando assim o seu número de identificação do trabalhador, o NIT. É importante ressaltar que esse é equivalente ao PIS/Pasep, sendo geralmente utilizado por contribuintes individuais ou trabalhadores domésticos.

Kellen Kunz



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *