Vantagens do Trabalho Voluntário

Categoria: Empregos, Profissionais, Trabalho Voluntário

  

Realizar trabalhos voluntários enriquece o currículo e traz benefícios para a carreira profissional.

Nos últimos tempos, trabalho voluntário é muito valorizado pelas empresas na hora de realizar um recrutamento. Voluntariado com crianças, terceira idade, doentes ou ainda ações de cidadania propagadas através de alguma Ong, promover ensino para pessoas carentes, fazer a limpeza e varredura de praças e ruas, entre tantas outras alternativas, são iniciativas muito significativas por empresa, uma vez que muitas delas tem projetos sociais que incentivam seus colaboradores a participarem, desenvolvendo esse tipo de trabalho.

Essas ações são tão bem vistas pelas empresas, pelo fato de que elas simbolizam diversos benefícios no ambiente social de trabalho, além de elevar o status da empresa diante da sociedade e da comunidade onde está instalada. Contratar profissionais que prestam alguma ajuda à população local, é posicionar-se favoravelmente em relação a essa ajuda.

Veja alguns pontos que podem ser considerados diferenciais no processo de recrutamento, quando o candidato possui alguma vivência em trabalho voluntário:

1 – Candidatos com vivência em trabalho voluntário, geralmente têm melhor desenvolvimento social, sabendo lidar com pessoas e situações, de diferentes formas e níveis. Sendo assim, entende-se que ele vai trabalhar melhor com seus colegas de trabalho do que uma pessoa que não fez voluntariado.

2 – Candidatos com voluntariado no currículo, provavelmente vão ter as habilidades de comunicação mais afloradas e desenvolvidas, ajudando no desempenho de sua função na empresa. Deste modo, o colaborador nessa condição mostra-se mais desenvolto, comunicando-se com todos, portando-se de boa forma desde os cargos mais simples até a alta cúpula.




3 – Trabalho voluntário diz muito sobre trabalho de equipe, mas também sobre tomada de decisão. Muitos candidatos que realizam trabalho voluntário entendem melhor situações de urgência e o conceito de proatividade, tomando para si a responsabilidade em determinados momentos e resolvendo impasses sem que um superior precise coordená-lo.

4 – Candidatos com vivência em voluntariado geralmente conseguem ser empáticos, o que ajuda muito no caso de atendimento ao cliente e mesmo em pensar nos colegas de trabalho ao tomar decisões.

Levando em consideração todas essas informações e também o crescimento pessoal e social que um voluntariado pode promover, procure em sua comunidade, uma forma de colaborar com ela, pois isso será benefício para você em todos os sentidos.

Por Carolina B.


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário