PIS 2018 – O Que é, Quem Tem Direito, Qual o Valor, Como Sacar




Os pagamentos do PIS 2018 começam no final de julho de 2017. Confira as datas abaixo:

Confira aqui todas as informações que você precisa saber sobre o PIS 2018.

O Programa de Integração Social (PIS) caracteriza as contribuições sociais de natureza tributárias feitas pelas pessoas jurídicas, sendo administrada e fiscalizada pela Secretaria da Receita Federal, é regida pela lei trabalhista Nº 9.715, de 25 de Novembro de 1998.


O programa é destinado para empregados do setor privado. Para ter acesso ao programa o empregado deverá ter cadastro, o cadastro é feito pelo empregador no ato da admissão, podendo ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Ao cadastrar o empregado, o mesmo receberá um cartão com o número de inscrição. Esse cartão deverá ser entregue ao empregado. A importância desse cadastro ocorre, pois sem ele o empregado ficará impossibilitado de receber seus direitos trabalhistas como Fundo de Garantia e o Seguro-Desemprego.

O Cartão Cidadão é necessário para que o empregado possa ter acesso ao valor do PIS, caso o cidadão não tenha o cartão poderá se cadastrar comparecendo a uma agência da Caixa Econômica Federal, levando seus documentos pessoais como carteira de identidade ou Certidão Civil, Carteira de Habilitação, número de cadastramento do PIS e comprovante de residência. O empregado poderá ir a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal ou se preferir ligar para a central de atendimento 0800-726-0207.

Para ter seu direito garantido é necessário que o trabalhador esteja cadastrado no PIS em um período mínimo de cinco anos e que tenha prestado serviço remunerado com carteira assinada pela empresa, pelo tempo mínimo de 30 dias no ano anterior ao benefício. Ao passar a informação para o empregador é necessário que passe corretamente os dados, importante também conferir na sequência se realmente ocorreu o cadastro na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).


O valor a ser recebido pelo empregado é referente ao cálculo correspondente ao número de meses trabalhados, esse valor é multiplicado por um doze avos (1/12) referente ao valor do salário mínimo vigente na data do pagamento do benefício. Lembrando que conforme a Lei nº 13.152/2015, o reajuste do valor do salário mínimo nacional em 2017 foi de R$ 937,00 reais.

Para sacar o dinheiro, o empregado poderá comparecer na data estabelecida, que normalmente corresponde à data de aniversário, em uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentando no ato o número do PIS e documentos de identificação. Importante destacar que algumas empresas possuem convênio com a Caixa Econômica Federal e o benefício poderá ser pago direto na folha de pagamento do empregado.

Gisele Alves de Brito



12 comentários em “PIS 2018 – O Que é, Quem Tem Direito, Qual o Valor, Como Sacar

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *