PIS 2018 – O Que é, Quem Tem Direito, Qual o Valor, Como Sacar

Categoria: 2018, Dinheiro, PIS


Os pagamentos do PIS 2018 começam no final de julho de 2017. Confira as datas abaixo:

Confira aqui todas as informações que você precisa saber sobre o PIS 2018.

O Programa de Integração Social (PIS) caracteriza as contribuições sociais de natureza tributárias feitas pelas pessoas jurídicas, sendo administrada e fiscalizada pela Secretaria da Receita Federal, é regida pela lei trabalhista Nº 9.715, de 25 de Novembro de 1998.



O programa é destinado para empregados do setor privado. Para ter acesso ao programa o empregado deverá ter cadastro, o cadastro é feito pelo empregador no ato da admissão, podendo ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Ao cadastrar o empregado, o mesmo receberá um cartão com o número de inscrição. Esse cartão deverá ser entregue ao empregado. A importância desse cadastro ocorre, pois sem ele o empregado ficará impossibilitado de receber seus direitos trabalhistas como Fundo de Garantia e o Seguro-Desemprego.

O Cartão Cidadão é necessário para que o empregado possa ter acesso ao valor do PIS, caso o cidadão não tenha o cartão poderá se cadastrar comparecendo a uma agência da Caixa Econômica Federal, levando seus documentos pessoais como carteira de identidade ou Certidão Civil, Carteira de Habilitação, número de cadastramento do PIS e comprovante de residência. O empregado poderá ir a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal ou se preferir ligar para a central de atendimento 0800-726-0207.

Para ter seu direito garantido é necessário que o trabalhador esteja cadastrado no PIS em um período mínimo de cinco anos e que tenha prestado serviço remunerado com carteira assinada pela empresa, pelo tempo mínimo de 30 dias no ano anterior ao benefício. Ao passar a informação para o empregador é necessário que passe corretamente os dados, importante também conferir na sequência se realmente ocorreu o cadastro na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).



O valor a ser recebido pelo empregado é referente ao cálculo correspondente ao número de meses trabalhados, esse valor é multiplicado por um doze avos (1/12) referente ao valor do salário mínimo vigente na data do pagamento do benefício. Lembrando que conforme a Lei nº 13.152/2015, o reajuste do valor do salário mínimo nacional em 2017 foi de R$ 937,00 reais.

Para sacar o dinheiro, o empregado poderá comparecer na data estabelecida, que normalmente corresponde à data de aniversário, em uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentando no ato o número do PIS e documentos de identificação. Importante destacar que algumas empresas possuem convênio com a Caixa Econômica Federal e o benefício poderá ser pago direto na folha de pagamento do empregado.

Gisele Alves de Brito

 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




12 comentários em “PIS 2018 – O Que é, Quem Tem Direito, Qual o Valor, Como Sacar

  1. Vera

    Trabalhei de carteira assinada em 2006/2007.depois foi assinada em 2014 .e novamente em 2017.sendo que ficou o ano 2015 e 2016.tenho direito ao pis este ano?Grata.

    Responder
  2. Ailton

    Minha carteira foi assinada em 26 de novembro de 2012,trabalhei até agosto de 2013,foi assinada novamente em fevereiro de 2014,e ainda está assinada estou trabalhando,tenho direito ao pis em 2018?

    Responder
  3. Sergio carneiro veiga filho

    Quem trabalhar no feriado tem direito a folga extra,além do 100%pago?

    Responder
  4. Francirene

    Gostaria de saber quanto que eu tenho pra receber. Trabalhei em 2015 a 2016.

    Responder
  5. Gisele

    Eu gostaria de saber quem trabalhou de carteira assinada em 2012 tem direito ao pis. Obrigado

    Responder
  6. Cleber leal

    Olá , completei 5 anos de empresa dia 21 de maio de 2017 e fiz aniversário dia 24 de março…
    Eu pego o pis esse ano ?
    Obrigado!!!

    Responder
  7. Silvio cesar flores torbes

    Ótimas dicas obrigadinho pelas informações sobre o assunto..

    Responder

Deixar um Comentário