Programa de Trainee – Como Funciona, Características




Entenda o que é um trainee, onde atua, quais suas capacitações e salários.

Muitos confundem na hora de usar a nomenclatura, mas um trainee não é um estagiário. Um trainee é uma pessoa inexperiente na função, mas que estuda a área e está sendo treinado para, futuramente, assumir um cargo de liderança.

O perfil de um trainee, geralmente, trata-se de um jovem que esteja cursando o ensino superior ou que seja recém-formado, com faixa etária média de 22 a 30 anos. Esses profissionais passam por uma série de treinamentos, capacitações, análises e vivências, sendo que após esses processos, são considerados aptos, de acordo com seus respectivos desempenhos, para assumir cargos gerenciais.


O período de estudo da contratação, varia da preferência da empresa, já que algumas preferem profissionais formados há 2 ou 3 anos, enquanto outras preferem recrutar os talentos ainda em período letivo.

Além desses requisitos, é comum que, além do inglês que é indispensável, o trainee domine algum outro idioma. Portanto, um trainee não é um estagiário, antes é um colaborador da empresa que passa por um processo estruturado de aprimoramento para que, num curto espaço de tempo, esteja apto para posições de liderança e, mais a frente, seja um gerente sênior.

Os programas de trainee, por via de regra, têm o objetivo de usar o trainee tanto em funções técnicas quanto em funções gerenciais, podendo atuar na área técnica, como portador de ensino superior, bem como ser chefe, em cargos de supervisão e gerência. Em casos específicos, empresas fazem o recrutamento de trainees para assumirem cargos técnicos, com a intenção de preparar futuros analistas.


O cargo de trainee trata-se de uma ocupação de nível superior, portanto, os salários costumam ser bons, na média acima do que se espera quando se tem apenas o segundo grau completo ou se executa uma função meramente operacional. Em média, estima-se que o salário de um trainee fique por volta de R$3 mil. Os salários podem variar, de acordo com a área de atuação e a empresa, contudo, estudos realizados em empresas de grande porte, não apontam salários menores que R$4 mil para trainees. Os profissionais passam, obviamente, por avaliações, geralmente sendo acompanhados por um gestor da alta cúpula da empresa contratante.

Por Carolina B.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *