Enem 2017 – Inscrições, Data das Provas e Resultado





Confira aqui todos os detalhes sobre o ENEM 2017.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro de 2017. As inscrições foram abertas em 08 de maio e se encerraram no dia 19 do mesmo mês. Portanto, não é mais possível se inscrever para fazer o exame, mas se você já se inscreveu, é preciso ficar atento para não perder os prazos das provas e resultados.

O exame acontecerá de forma diferente este ano, uma vez que as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, evitando que o estudante fique exaurido entre uma prova e outra. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o Enem 2017:


Cartão de confirmação da inscrição

Para quem se inscreveu para o Enem no mês de maio, é preciso ficar atento para o recebimento do cartão de confirmação da inscrição, que será enviado para o endereço do participante durante o mês de outubro. O cartão informa o número da inscrição, a data, local e hora das provas, atendimento específico ou especializado (quando solicitado) e a opção de Língua Estrangeira que você escolheu no ato da inscrição.

Datas das provas do Enem 2017

O Enem 2017 será aplicado no dia 5 e 12 de novembro de 2017, sendo realizado em dois domingos consecutivos. Um dos motivos da mudança do intervalo entre as provas é reduzir o cansaço entre os estudantes, que antes faziam duas provas extensas em dois dias corridos.

As provas serão aplicadas em todos os Estados brasileiros, os portões serão abertos às 12 horas e fechados pontualmente às 13 horas. É expressamente proibida a entrada de estudantes após o fechamento dos portões. Para entrar no local da prova é preciso apresentar o seu documento de identificação (RG). A prova se inicia às 13 horas e 30 minutos.


No dia 5 de novembro, os estudantes terão que fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O último dia do Enem é usado para aplicar as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.

Divulgação dos gabaritos

Os gabaritos e os cadernos das questões das provas do Enem 2017 serão divulgados no dia 16 de novembro. Dessa maneira, os estudantes podem acessar o site do Enem e conferir o gabarito para verificar o seu total de erros e acertos, o que permite ter uma ideia de como foi o seu desempenho no exame.

Divulgação dos resultados

Os resultados das provas do Enem serão divulgados no mês de janeiro de 2018, com dia ainda a definir, diretamente na página oficial e no aplicativo do Enem. Para ter acesso aos seus resultados, o participante do Enem 2017 deve inserir o número do seu CPF e senha na plataforma escolhida. O estudante também poderá ver detalhadamente as suas provas e redação, conferindo os seus pontos de erros e acertos.

Finalidade da nota obtida no Enem

A nota obtida no Enem pode ser usada como um mecanismo único, complementar ou alternativo para ter acesso ao Ensino Superior a partir do Sisu, Pronatec, Prouni e Instituições Portuguesas, bastando se inscrever nas instituições de ensino que aderem a este programa. O resultado do Enem pode ajudar o participante a ganhar uma bolsa integral ou parcial na universidade da sua preferência.

Após a divulgação das notas do Enem, você também deve ficar atento aos prazos para se inscrever nas universidades do seu interesse para concorrer às bolsas no curso de graduação do seu interesse. É importante lembrar que quanto mais alta for a sua nota alcançada no exame, consequentemente maiores serão as suas chances de ser aprovado para as bolsas as quais está concorrendo.

Simone Leal



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *