Programa Ensina Brasil 2018 – Como funciona, Como participar




O Programa tem o objetivo de preparar jovens que estejam dispostos a trabalhar na área da educação, em escolas consideradas fracas e vulneráveis, promovendo um ensino de qualidade para quem não teria essa chance.

Você já ouviu falar do Programa de Desenvolvimento de Lideranças? Se a sua resposta for sim, ótimo, mas se for não, você precisa conhecer este programa que tem feito a diferença na vida das pessoas, levando milhares de pessoas a trabalharem em favor de uma educação de alta qualidade, determinando futuros.

O Programa é oferecido por uma organização chamada Ensina Brasil, que faz parte de uma rede de instituições presentes em mais de 40 países e que tem por objetivo preparar jovens que estejam dispostos a trabalhar na área da educação, em escolas consideradas fracas e vulneráveis, promovendo um ensino de qualidade para quem não teria essa chance.


O Ensina Brasil acredita que a educação brasileira é formada de grandes desafios, muitos deles são de alta complexidade por envolverem diversos problemas estruturais e sociais. Por isso o programa existe, para buscar pessoas realmente comprometidas e de iniciativa, que queiram atuar em sua área a fim de promover uma mudança verdadeira neste quadro.

O Programa busca jovens potenciais de carreiras diversas que carreguem um descontentamento com esse sistema educacional muitas vezes falho e que nutrem o desejo de fazer algo para mudar este quadro, utilizando as competências que possui.

Se você se identifica com esse perfil que o Ensina Brasil procura veja como fazer parte deste programa impactante na educação na sociedade como um todo.


– O Processo Seletivo

Se você está interessado em ser um “ensina”, inscreva-se pelo link https://app.formassembly.com/forms/view/4620281/?tfa_dbWorkflowId=3331&tfa_dbWorkflowStep=0&tfa_dbWorkflowControl=1363590080705593463efdcfebbacd55. Preencha o formulário com todos os seus dados profissionais/acadêmicos e pessoais.

Nesse sentido, o inscrito terá que realizar diversos testes como Resolução de Casos, Questionamento de Convicções e Análise Crítica. Todos os testes são de múltipla escolha e serão realizados pela internet.

Além disso, o candidato também precisa responder a alguns questionamentos de reflexão social.

O candidato ainda passará por dinâmicas em grupo, com simulação de aulas.

E, por fim, após todos estes testes o candidato passará por uma entrevista.

Ao passar por todas estas etapas o candidato se torna um “ensina” do programa.

– Quem pode se inscrever?

O programa é voltado para brasileiros que possuam curso universitário em qualquer área do conhecimento, ou que estejam ainda cursando com previsão de graduação para o mês de dezembro deste ano ou para o primeiro semestre de 2018.

O candidato também precisa possuir disponibilidade para realizar um curso de formação inicial a ser realizado em São Paulo, que tem a duração de 5 semanas. Sendo que o curso é composto por um módulo presencial de 4 semanas e um módulo online de uma semana.

Possuir disponibilidade para se dedicar ao programa no período que vai de fevereiro do ano de 2018, até o mês de dezembro do ano de 2019.

Possuir disponibilidade para residir em outra cidade pelo período do contrato, que é de 2 anos.

Mas antes de possuir quaisquer destas competências descritas acima, o principal é que o candidato seja um jovem tocado por desafios, que queira exercer um propósito em sua carreira, transformando a educação de seu país.

– Como Funciona o Programa?

Os selecionados no processo seletivo serão contratados pelo período de 2 anos, a contar a partir do mês de fevereiro de 2018. Durante este período eles serão remunerados. Além disso, os ”ensinas” receberão todo o treinamento necessário para cumprirem suas missões, por meio de cursos de Formação Inicial Intensiva, preparando-os para a sala de aula.

Nesse sentido, os “ensinas” atuarão lecionando por dois anos em escolas públicas que estejam em situação de vulnerabilidade educacional, contribuindo assim para que crianças e adolescentes tenham a chance de trilhar um caminho melhor, construindo um futuro mais promissor.

Faça a diferença na educação brasileira, seja um “ensina”.

Por Sirlene Montes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *