Programa Jovem Aprendiz SENAI 2018

Categoria: Jovem Aprendiz, Senai, Vagas

  

O Programa Jovem Aprendiz SENAI 2018 é destinado a estudantes com 14 a 18 anos incompletos que já concluíram o ensino fundamental e estão cursando o ensino médio.

Todos os anos, diversas unidades do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em todo o país oferecem cursos gratuitos a jovens que buscam por capacitação e uma chance de conseguir o primeiro emprego.

O Programa Jovem Aprendiz SENAI 2018 é destinado a estudantes com 14 a 18 anos incompletos que já concluíram o ensino fundamental e estão cursando o ensino médio. Essa faixa etária pode ser alterada de 18 a 24 anos, quando o curso de formação tem características que envolvam periculosidade, insalubridade ou proibição do exercício da função ao menor, salvo na condição de pessoa com deficiência.

O SENAI oferece oportunidades na aprendizagem industrial para formar profissionais, onde o estudante aprende a ter habilidades essenciais para se inserir no mercado de trabalho como um trabalhador qualificado, preferencialmente no segmento industrial de diversos setores da economia.

Como funciona

As atividades do aprendiz são divididas em aulas teóricas e práticas. A parte teórica é desenvolvida, na maioria das vezes, nas dependências na unidade do SENAI de cada cidade. Já as atividades práticas ocorrem nas dependências do SENAI-SP ou nas empresa conveniadas.

Como se inscrever?

O acesso ao programa Jovem Aprendiz SENAI 2018 ocorre em duas etapas. Na primeira são abertas as inscrições dos candidatos que são indicados pelas empresas vinculadas ao Sistema Indústria.

Estes jovens devem ter no mínimo 14 anos até o início do curso e no máximo 18 anos. A segunda etapa se dá por meio da possibilidade de vagas remanescentes. Neste caso é realizado um novo processo seletivo destinado a requerentes da comunidade que tenham como pré-requisito a mesma faixa etária dos estudantes da primeira etapa.

As inscrições para os indicados pelas empresas e para as vagas remanescentes deverão ser realizadas no site do Senai da região onde se pretende estudar.

O candidato pode escolher até três cursos por ordem de interesse, porém, no caso dos indicados, pelo menos uma das ocupações deve corresponder à ocupação indicada pela empresa.

Ainda no caso dos estudantes recomendados pelas indústrias, até dois dias após a inscrição no site, é necessário apresentar na escola SENAI escolhida, uma carta de indicação de empresa vinculada ao Sistema Indústria. No momento da inscrição no site são divulgadas informações sobre data, horário e local da realização da prova.




A prova do processo de seleção é composta por questões de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Alcançada a nota acima da mínima exigida e confirmada a contratação como aprendiz pela empresa, os candidatos encaminhados terão sua matrícula garantida após a realizar o processo seletivo.

Benefícios

Os aprendizes possuem os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos empregados comuns. Os direitos estabelecidos por convenções coletivas ou acordo coletivo do trabalho, são estendidos aos aprendizes quando estabelecidos antecipadamente.

O período de duração máxima do curso de Aprendizagem Industrial é de até dois anos e para alunos com deficiência, esse tempo poderá ser estendido.

Já a jornada de trabalho é de, no máximo, seis horas para quem não concluiu o ensino fundamental e de oito horas para quem já está cursando o ensino médio.

Onde há vagas?

As oportunidades para participar do Programa Jovem Aprendiz Senai 2018 são oferecidas em todos os estados do Brasil. Para saber a data exata da abertura de inscrições para sua cidade, basta acessar o site do Senai do seu município ou www.portaldaindustria.com.br/senai.

São centenas de cursos oferecidos em todo o país, como auxiliar de operações logísticas, administrador de redes, editor gráfico, laborista industrial para couro e calçados, auxiliar de topografia, eletrotécnico, auxiliar técnico eletrônico, programador web, operador de redes de telecomunicações, desenhista técnico, modelista de roupas, metrologista, assistente técnico de vendas, operador de inspeção de qualidade, almoxarife, cozinheiro industrial, operador de máquinas pesadas, eletricista industrial, mecânico de usinagem, pintor industrial offshore, entre outros.

A abertura do período de inscrições para os estudantes interessados no processo seletivo do Jovem Aprendiz Senai 2018 e para as empresas que desejam reservar vagas, pode ser consultada periodicamente site www.portaldaindustria.com.br/senai.

Por Ana Beatriz de Oliveira


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário