Gerente de Contas – Profissão, Atribuições do Cargo




O Gerente de Contas é o profissional responsável pela intermediação entre sua empresa e os clientes que ela atende.

Existem algumas funções fundamentais dentro do universo dos negócios uma delas é o de Gerente de Contas. Este é um cargo de suma importância, sobretudo em empresas prestadoras de serviço como escritórios de advocacia, bancos, agências publicitárias, escritórios de contabilidade etc,

O Gerente de Contas é o profissional responsável pela intermediação entre sua empresa e os clientes que ela atende. Geralmente esses clientes são outras companhias pelas quais o Gerente de Contas tem total responsabilidade. Veja mais detalhes sobre a função deste profissional.


O que faz o Coordenador ou Gerente de Contas

Empresas prestadoras de serviços diversos precisam ter um profissional para gerenciar as demandas de seus clientes. Além disso, também fica a cargo deste profissional:

· Negociar propostas e contratos

· Trabalhar com soluções personalizadas para a demanda do cliente


· Gerenciar suas carteiras

· Realizar reuniões e apresentações sobre produtos e projetos

· Fazer orçamentos

· Elaborar projetos de acordo com a necessidade do cliente visando atendê-lo da melhor maneira

· Fazer visitas aos clientes a locais de venda

· Acompanhar os projetos sob sua responsabilidade e sua execução

· Certifica-se sobre o cumprimento dos prazos para atender com eficiência o cliente

· Participar de eventos

· Buscar novos clientes em potencial

· Verificar novas oportunidades de projetos e desenvolvimentos de produtos junto aos atuais clientes etc

Formação do Gestor de Contas

Não existe uma formação específica para se tornar um Gerente de Contas, isso irá depender do segmento em que a empresa atua, o tipo de serviço que ela presta, ou o produto com qual trabalha.

Graduações como Administração de Empresas, Contabilidade, Economia e Gestão de TI, são as áreas comuns do Gestor de Contas, porém outras áreas do conhecimento como, Comunicação Social, Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, também são contempladas.

Tão importante quanto a graduação, são as ferramentas, habilidades e qualidades que alguém neste cargo precisa ter, que fazem realmente a diferença.

Sendo o Gerente de Contas o elo entre sua empresa e os clientes, ele precisa ter habilidades que o auxiliem a resolver problemas e enfrentar os desafios apresentados pela sua clientela.

Este profissional precisa ser comunicativo, proativo, inovador, ter criatividade, um ótimo relacionamento interpessoal, saber lidar com prazos e boa comunicação escrita e verbal pois estará sempre negociando com os clientes, demonstrando suas propostas e projetos, incentivando sua equipe de trabalho, analisando os principais problemas a serem resolvidos e em constante contato com outros setores de sua companhia, como área de Vendas e Financeiro, por exemplo.

Além de boa comunicabilidade, é interessante que este profissional tenha:

· Domínio do Pacote Office, sabendo trabalhar com PowerPoint para incrementar as apresentações e tornar as reuniões mais interessantes.

· Inglês intermediário

· Experiência nos setores de Vendas, Planejamento e Atendimento.

Remuneração e Mercado de trabalho

Há uma grande competitividade no mundo dos negócios e as empresas se destacam não apenas pelo seu produto, mas principalmente pela sua imagem e estreitamento de laços com os clientes, por isso é cada vez mais importante o papel do Gerente de Contas.

Ele carrega a imagem da empresa e a representa ao se relacionar com seus clientes e nos locais de venda e divulgação do seu produto ou serviço.

Um trabalho de gerenciamento de contas executado com eficiência e comprometimento é a garantia de fidelização do cliente e surgimento de novas contas.

Esse profissional, ao garantir que seu cliente tenha todas as suas necessidades atendidas, o fará retornar para realizar novas parceria em outros projetos.

A remuneração para este profissional vai depender do grau hierárquico que ele ocupa e o tamanho da empresa em que atua.

Um trainee pode ganhar R$ 3.297,05 em uma empresa de pequeno porte. Já em uma grande empresa, um funcionário Master, pode ganhar até R$ 2.1187,58.

O mercado de trabalho está em ascensão, pois há uma intensa procura por bons profissionais nesse ramo.

Por Fabíola de Moraes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *