O cargo de Secretária Executiva é muito importante dentro de uma empresa. Ela faz todo o trabalho de organização de agenda e documentos, além de muitas outras funções. Vamos falar abaixo sobre as principais funções dentro do cargo de secretária executiva. Vamos as principais dúvidas:
A função de secretária executiva normalmente é exercida por mulheres, podem dizer que 85% das vagas são para as mulheres. Porém, algumas empresas quebraram esse rótulo e estão contratando homens para essa função que é denominado como secretário executivo. É apenas necessário ter aptidão para cumprir todas as tarefas exigidas para a função.
A expressão braço direito quer dizer: Aquela que apoia, que está ao lado para qualquer problema, que traz a solução e muito mais. A secretária executiva trabalha ao lado do seu chefe (executivo) o tempo todo. Ela anota informações importantes e passa outras informações preciosas para o executivo que a contratou. O trabalho da secretária executiva precisar manter total discrição sobre seu trabalho e ser fiel ao seu chefe. Todas as informações precisam ser passadas diretamente sem a chance de vazar para outras pessoas. Por isso ela precisa ser muito discreta em todas as suas tarefas.
– Ser o braço direito do executivo
– Preparar toda agenda profissional do executivo
– Recepcionar os clientes do setor executivo em que trabalha
– Fazer e receber ligações nacionais e internacionais
– Preparar e acompanhar reuniões
– Despachar e conferir diversos tipos de documentos
– Participar de decisões importantes da empresa
– Realizar o pagamento de contas
– Planejar e organizar eventos da empresa e muito mais
O salário de uma secretária executiva pode variar muito. Esse valor vai depender dos seguintes fatores:
Experiência profissional
Planejar viagens
Funções que irá exercer
Se possui curso superior
Se fala mais de 1 idioma ou mais
Cursos extracurriculares
Empresa onde irá trabalhar
Partindo dessas informações o salário pode variar de R$ 2.000 a R$ 5.000 ou mais. Fora os benefícios.
Alguns requisitos são fundamentais no cargo de uma secretária executiva, entre eles estão:
1- Domínio da gramática portuguesa para redigir documentos e planilhas para seu chefe.
2- Ter domínio de mais de 1 língua (Algumas empresas não exigem isso, porém, falar outro idioma além da sua língua nativa é uma grande diferencial).
3- Ter ótima comunicação
4- Ter ótima fluência verbal (saber falar corretamente e usar o tom de voz correto).
5- Ter postura no setor de trabalho e saber se vestir corretamente para o seu cargo.
6- Ter total domínio dos seguintes programas: Word, Excel, PowerPoint e Outlook.
7- Ter extrema organização tanto no ambiente de trabalho como em sua execução.
Uma secretária executiva precisa ter disponibilidade de horário e para viajar.
Muitas empresas são exigentes ao selecionar uma secretária executiva. E uma parte bem importante para a contratação de uma nova secretária executiva é sua disponibilidade de horário e para viajar. Para essa função a candidata precisa estar aberta a não ter horários certos e ter a disponibilidade de viajar a trabalho sempre que a empresa precisar. Como já foi dito anteriormente, a secretária executiva é o braço direito do seu chefe, e precisa participar de quase todos os eventos em que ele está tal como reuniões, jantares e viagens. Muitas das vezes, esses eventos são em outras cidades ou até mesmo países. E os horários são dinâmicos.
Baseando-se nas informações acima, a candidata deve estar preparada. Hoje em dia existem muitos cursos específicos para ser uma secretária executiva. O ideal é ter um bom currículo de cursos, saber falar mais de um idioma, ter domínio na informática e de preferência ter um curso superior.
Se você tem o desejo de ser uma secretária executiva, coloque as dicas em prática e vá atrás de sua vaga!
Por Cristiane Amaral
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?