Supervisor de Facilities – Profissão, Salário

Categoria: Cargos, Carreiras, Profissão


O supervisor de facilities é o profissional responsável por organizar diferentes grupos de trabalho para que eles desempenhem suas funções da melhor forma possível.

De tempos em tempos surgem novas profissões que são verdadeiras facilitadoras do dia a dia. Pois, sem elas os grupos empresariais não funcionariam direito e acabaria comprometendo o funcionamento das instituições. Por isso, certas funções são indispensáveis em qualquer organização nos dias atuais e uma desses cargos é o de Supervisor de Facilities. Você sabe o que significar exercer essa profissão? O que essas pessoas fazem? E como elas contribuem para o bom funcionamento de uma instituição? Se para todas essas perguntas a sua resposta foi não. Saiba agora algumas informações a respeito dessa profissão e descubra a sua importância. Talvez você possa se interessar tanto por este trabalho que até mude de emprego e encontre a sua verdadeira vocação profissional.

Um supervisor ou uma supervisora de facilities é o profissional responsável por organizar diferentes grupos de trabalho para que eles desempenhem suas funções da melhor forma possível. Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação. Em uma empresa de construção, a diferentes grupos de empregados. Cada um desses grupos é responsável por um setor em uma grande obra. Existem as pessoas que fazem parte do grupo da instalação elétrica, da parte da construção em si, da instalação hidráulica, parte de marcenaria, pintores, serventes e tantos outros profissionais Se todos esses grupos de trabalhadores não se organizarem e resolverem trabalharem todos juntos a construção não vai dar certo, pois, um imóvel precisa ser construído passo a passo, cada parte de uma vez. Aí nesse planejamento e, sobretudo, na execução e desenvolvimento entra o trabalho do Supervisor de Facilities. Visto que é esse profissional que coordena as equipes, cobra resultados, fica responsável por montar um cronograma para o trabalho de cada um. Sem ele teria – se grandes prejuízos, como: a obra ficaria paralisada, as pessoas que habitariam o local não teriam onde morar ou trabalhar, os investidores não teriam lucros e os trabalhadores ficariam desempregados, dentre outras perdas.

Hoje no território nacional existem cursos de formação para o cargo de Supervisor de Facilities. Uma das instituições que oferecem esse tipo de formação profissional é a AEA Educação Continuada, centro de formação sediada em São Paulo que está há alguns anos no mercado de formação de novos profissionais e oferece muitos cursos em diferentes campos, dentre eles, pode-se citar: Arquitetura de Interiores e Decoração Residencial; Gerenciamento de Propriedades; Iluminação Artificial – Luminotécnica Aplicada; Incorporação de Edifícios; Norma de Desempenho Habitacional NBR 15575 e outros.

Na instituição paulista, o curso é denominado como Gerenciamento de Facilities ou Facility Management. Mais pessoas que possuem outras formações também podem exercer essa função, como indivíduos formadores em graduações, como: Recursos Humanos, Administração de Empresas, Logística. Ou em cursos técnicos, como: Coordenador Administrativo, Coordenador de Contratos, Coordenador de Serviços Gerais e Encarregado de Serviços Gerais.

Para essa área é necessário que a pessoa tenha alguns pré-requisitos, como: um senso de organização apurado, profissionalismo, proatividade, flexibilidade em lidar com situações conflituosas do dia a dia, paciência, boa argumentação, poder de convencimento, saber ouvir a opinião alheia, saber como tratar os outros, ter uma boa noção de como passar um feedback coerente, dinamismo, senso do coletivo, dentre outras qualidades.




A média salarial dessa função varia de estado para estado, de cidade para cidade e claro de organização para organização. Os vencimentos podem variar entre R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00.

O Supervisor de Facilities pode também receber alguns benefícios e bonificações após o serviço prestado. E essa função ainda permite que você trabalhe para uma ou várias instituições, como freelancer trabalhado com diferentes contratos e obras ou só em uma organização com carteira assinada.

Essa função com toda certeza é uma das profissões do futuro. Visto que o Brasil é um país que é um verdadeiro canteiro de obras, devido às empresas que instalam unidades aqui e as extensões territoriais do país.

Pesquise mais sobre essa profissão, pois, com toda certeza profissionais como os Supervisores de Facilities vão ser muito necessários em um futuro próximo.

Por Isabela Castro


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário