Pesquisa de Vagas de Emprego na Busca do Google

Categoria: Empregos, Google, Google Brasil, Vagas

  

Empresa passará a mostrar em seus resultados oportunidades de trabalho.

Sempre inovando e trazendo novidades no que se refere às suas atualizações, o Google irá trazer outra importante mudança para os seus usuários. Isso porque, a partir de agora, sempre que alguém for pesquisar por vagas de empregos no buscador, em apenas uma fração de segundos, o site irá garimpar uma lista de todas as oportunidades profissionais disponíveis por perto.

Apesar de não parecer uma inovação, até agora o Google somente indicava os portais que continham as vagas, não entregando uma lista pronta com os cargos. Sendo assim, o usuário tinha que primeiramente entrar em cada site para localizar aquilo que estava procurando, tornando-se uma busca muito pouco eficiente e cansativa.

Porém, se você ficou na exaltação para utilizar mais essa opção, é preciso saber que a novidade pode ainda não estar disponível para você, já que ela está sendo liberada de pouco em pouco desde a última terça-feira, dia 30 de janeiro. Portanto, fique de olho que em breve a atualização chegará até você.

Google For Jobs

Apesar de ser uma mudança anunciada agora para o Brasil, nos Estados Unidos a experiência já foi compartilhada desde o ano passado. Apesar de não ter sido divulgada exatamente com um nome, a funcionalidade foi chamada por lá como “Google For Jobs” (na tradução, “Google Para Empregos”).

Para os brasileiros, a mesma é indicada com a opção "Empregos" no local Busca, começando a facilitar a procura de usuários na América Latina por um emprego. E o melhor, sem precisar fazer nada mirabolante para saber o que está disponível. Basta realizar a pesquisa e os anúncios, instantaneamente, aparecerão em uma página de todos os resultados.

Saiba mais sobre como fazer a pesquisa

Para realizar a pesquisa, é muito simples. Essa é feita na caixa de busca, podendo procurar pelo cargo e pelo nome da profissão. Não bastasse isso, os usuários podem ainda filtrar a mesma por uma localização específica, bem como ativar o recebimento de uma lista de oportunidades por perto, já que há a integração da ferramenta com o Google Maps. Portanto, é só pesquisar pelo termo “trabalhos que estão próximos a mim”.

Se você reside, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, e quer encontrar vagas profissionais ali, é só escrever na pesquisa “Empregos no Rio de Janeiro”. No caso de um anúncio de vaga conter o endereço completo, automaticamente o site faz uma estimativa do tempo que se leva para chegar lá e o trajeto.

Ainda é possível filtrar outros quesitos importantes, como experiência prévia, tipo de jornada (meio período ou turno integral), setor, categoria, e muito mais. Para quem procura então o primeiro emprego, tem a possibilidade de pesquisar um trabalho usando “empregos sem experiência prévia/anterior”.




Outra grande facilidade oferecida pela ferramenta é que essa possibilita que o usuário seja notificado em caso de surgimento de uma vaga de emprego que se encaixe em suas características particulares e desejadas. Basta que ele salve as oportunidades que são do seu interesse no telefone.

Parcerias e facilidades

É claro que tal novidade já tem diversos parceiros no Brasil. Algumas organizações importantes como OLX, LinkedIn, Trampos.co, Empregos.com.br e Love Mondays já aderiram à iniciativa. Porém, o Google lembra que qualquer empresa pode participar, uma vez que a ferramenta é aberta em vários sentidos e uma facilitadora.

Sendo assim, é preciso ressaltar que a equipe do site ensina as companhias a participarem. Basta acessar a página dos desenvolvedores, no endereço eletrônico https://developers.google.com/search/docs/data-types/job-posting.

Em números, nos Estados Unidos, com apenas três meses do lançamento oficial por lá, o número total de empregadores que participaram foi de aproximadamente 60%. Em território brasileiro, espera-se uma participação tão assídua quanto esse número, uma vez que a ferramenta vem para facilitar e integrar os empregadores.

Para o futuro, o Google estuda a possibilidade de desenvolver e melhorar a função, possibilitando que as pessoas encontrem oportunidades também em outros países. Isso se dá pela crescente procura de pessoas com interesse em atuação fora do seu país de origem.

Portanto, é preciso ficar ligado que, muito em breve, mais novidades podem chegar por aqui. Se você já utilizou essa experiência, conte-nos mais nos comentários.

Kellen Kunz


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário