Programa para Aprendiz CPTM 2018





Interessados podem se inscrever até o dia 23 de abril de 2018.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é uma empresa de transporte público urbano fundada no ano de 1992, no estado de São Paulo. Nos dias atuais possui 7 linhas, com mais de 90 estações de trem ativas, que abrangem 273 kms de extensão, tendo, em sua maioria, ligação com a cidade de São Paulo.

A empresa divulgou, nos últimos dias, um edital de concurso público, disponibilizando 34 vagas de aprendiz, para o curso CAI (Curso de Aprendizagem Industrial) de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica. A capacitação terá 24 meses de duração, atendendo fases de formação teórica e prática profissional.


Vagas de Aprendiz de 2018

Segundo o edital de 2018, os candidatos que pretendem se inscrever devem ter nascido entre o período de 18 de julho de 1996 e 18 de julho de 2001, tendo entre 16 e 21 anos de idade. Também é necessário que possua ensino médio completo. Durante a capacitação, será oferecida a remuneração de R$ 954,00 (valor do salário mínimo de 2018) no primeiro ano de aprendizagem, tendo um adicional de sua metade a partir do segundo ano de capacitação.

O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para a realização de manutenções e instalações de sistemas eletroeletrônicos, de forma segura, saudável e sustentável, utilizando as normas técnicas.

Para que isso ocorra, serão ministradas aulas com as disciplinas de matemática, ciências, eletricidade, instalações e sistemas elétricos prediais, segurança nos serviços elétricos, sistemas eletrônicos analógicos e digitais, integração e manutenção de sistemas, comunicação oral e escrita, desenho técnico, entre outras.


Enquanto aprende teoricamente, o aluno também é supervisionado, por um técnico de manutenção, na fase profissional, onde irá praticar inspeção e a manutenção de circuitos, sistemas de sinalização e material rodante. Além disso, virá a executar instalações e manutenções elétricas em equipamentos e veículos metroferroviários, junto da leitura e interpretação da grandeza da eletricidade.

Processo seletivo

Saiba um pouco mais sobre o processo seletivo para as vagas de aprendiz da CPTM.

A prova

O exame será teórico e ocorrerá no dia 13 de maio, tendo três horas de duração. É composto por 50 questões objetivas, de cinco alternativas (apenas uma está correta), valendo 2 pontos cada, sendo 20 sobre Língua Portuguesa, 20 sobre Matemática e 10 sobre Atualidades.

Para realizar sua inscrição, basta acessar ao site, entre os dias 10 e 23 de abril, ler atentamente ao edital, preencher o formulário, imprimir e pagar a taxa de inscrição, em qualquer agência bancária, no valor de R$ 15,70.

Conteúdo da prova

Como será de apenas três disciplinas, a prova abordará diversos conteúdos dentro delas, veja a seguir alguns deles.

  • Língua portuguesa: Interpretação e tipos de texto, ortografia, crase, pontuação, morfologia, fonologia, termos de oração, concordância e regência nominal e verbal, reconhecimento de frases escritas correta e incorretamente. No geral, o objetivo das questões será analisar a capacidade de o candidato interpretar o texto, usando da linguagem para se comunicar, a partir de diferentes situações. A ortografia cobrada é de acordo com as novas regras ortográficas.

  • Matemática: Conjuntos numéricos, operações matemáticas, porcentagem, equações do 1° e 2° grau, sistemas de medidas, razão e proporção, geometria plana e geometria espacial, teoria dos conjuntos e relações métricas. Nesta disciplina será cobrada do candidato a capacidade de raciocínio lógico e a interpretação de enunciados, a partir de conteúdos matemáticos aplicados na vida cotidiana.

  • Atualidades: Temas nacionais e internacionais, relacionados com o passado, presente e futuro, componentes da cultura geral, fatos políticos, econômicos e sociais divulgados na mídia neste ano. Esta disciplina tem o objetivo de avaliar o interesse de interação com as notícias e conhecimento do atual estado nacional e mundial do candidato.

Para mais informações, leia o edital completo ou entre em contato com a empresa responsável pelo concurso, RBO Projetos, pelo e-mail candidato@rboconcursos.com.br.

Aurenivia Alves Pereira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *