Programa de Aprendiz dos Correios 2018




Seleção conta com quase 5 mil vagas por todo o Brasil.

Nos últimos dias, a Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil realizou a publicação de um edital para o novo processo seletivo de seu programa de Jovem Aprendiz. Ao total, serão oferecidas quase cinco mil oportunidades de emprego, da modalidade aprendiz, espalhadas por todo o país. Além do mais, haverá também a formação de cadastro reserva para um curso presencial ou EAD (Ensino à Distância), de Assistente Administrativo.


Para se inscrever às vagas é necessário estar cursando no mínimo o 9° (nono) ano do Ensino Fundamental e possuir entre 14 e 22 anos de idade, na contratação. A jornada de trabalho semanal será de 20 horas, divididas em quatro horas diárias, na qual serão oferecidos aos aprendizes uma bolsa-auxílio no valor de R$ 448,46 e benefícios como o vale-refeição e o auxílio-transporte.

Acompanhe o texto a seguir e saiba mais sobre o Programa de Jovem Aprendiz dos Correios, seu processo seletivo e as funções desempenhadas pelo estudante na empresa.

Funções do Jovem Aprendiz

De acordo com o edital do processo seletivo, dentre as funções que o aprendiz irá desempenhar dentro dos Correios estão:

  • expedir e receber documentos;

  • transportar e arquivar documentos, nas áreas internas da corporação;

  • organizar e atualizar os arquivos;

  • elaborar planilhas, textos e e-mails de contato com clientes internos;

  • trocar documentos por meio do fax;

  • realizar atendimento telefônico;

  • repor material no ambiente;

  • organizar filas, com a distribuição de senhas;

  • auxiliar os clientes, solucionando suas dúvidas; entre outras.

Além disso, cumprir as atividades que o Senai prevê também é uma função do jovem aprendiz.

Processo Seletivo

O processo seletivo do Programa de Jovem Aprendiz dos Correios não se dá pela realização de um exame ou prova, como um concurso público. Na verdade, sua execução é bem mais simples, e as etapas pela qual o estudante passa são:

  • a avaliação da sua renda familiar;

  • a análise do seu desempenho escolar no último ano letivo;

  • o ano escolar em que está cursando;

  • a sua participação de programas sociais; e

  • o exame médico pré-admissional.

Leia também:  Programa Jovem Aprendiz Riachuelo 2011 - 20 Vagas

A partir destes dados, a empresa irá classificar os candidatos por meio de uma pontuação detalhada, que está disposta no edital. Ao ser selecionado, o aprendiz pode executar função dentro da empresa por até um ano, com possibilidade de prorrogação do contrato por mais um ano. A seleção dos candidatos se dá conforme a demanda de cada unidade dos Correios.

Para se candidatar, basta acessar o site dos Correios, até o dia 29 (vinte e nove) de maio e realizar inscrição, seguindo as instruções do formulário. O resultado tem previsão de publicação no mês de julho.

Não se esqueça de ler atentamente cada parágrafo do edital antes de se inscrever!

Programa Jovem Aprendiz dos Correios 2018

O Programa de Aprendizagem dos Correios tem como objetivo promover a inclusão social de diversos grupos, por meio da educação. Ao total, serão oferecidas 800 horas de capacitação profissional, divididas em 12 meses. Durante esse tempo, o aluno terá acesso à aprendizagem por meio da fase teórica, que é dada pelo curso nas dependências do Senai, e a partir da fase prática, que se realiza dentro das instalações dos Correios.

Após a conclusão do curso, conforme a sua aprovação e o seu desempenho nas atividades práticas, os estudantes terão direito a receber um certificado de formação técnica, válido em todo território nacional.

É importante ressaltar que a fase prática é feita junto do acompanhamento de um profissional experiente dos Correios, de forma didática e sem complexidades, acompanhando o ritmo de aprendizagem do aluno.

Caso tenha alguma dúvida relacionada ao Programa Jovem Aprendiz dos Correios 2018, consulte o Edital ou entre em contato com os Correios.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.