Redação na Entrevista de Emprego – Dicas para se dar bem




Veja como se sair bem em qualquer Redação de entrevista de emprego.

Muitas empresas usam a redação como prioridade na seleção de novos funcionários. E essa etapa acaba assustando muitas pessoas. Ter um profissional completo requer muita atenção, e a seleção das empresas servem justamente para descobrir as qualidades e experiências desses possíveis contratados. Além da famosa dinâmica de grupo e entrevista individual, existe a redação que serve para saber como o candidato se sai na parte da criatividade, escrita e ideias em relação ao tema proposto pela empresa.

Vamos ver agora como se sair bem na redação dos processos seletivos.


Não se precipite em fazer a redação

Muitos candidatos acabam fazendo a redação em um curto espaço de tempo. Essa pressa é um grande erro dos candidatos. As empresas não esperam que a redação seja feita rapidamente e sim com excelência. O ideal é entender o que foi proposto no tema e ir escrevendo com calma, para não se perder no texto.

Tenha cuidado com erros de gramática

Outra forma de avaliação das empresas na redação é a gramática do candidato. Saber escrever corretamente é muito importante, e dependendo do cargo, ter a gramática impecável pode ser o diferencial. Então evite escrever palavras diferentes ou que você não saiba o real significado. E revise sua redação antes de entregá-la. Essa é uma é uma ótima dica para quem quer fazer bonito na redação em qualquer processo seletivo.

Tenha cuidado com a letra

A letra do candidato também é um fator muito importante. Ela pode destruir até mesmo uma redação feita com a gramática toda correta. Pois como o avaliador vai entender o que o candidato escreveu se a letra for muito ruim ou ilegível? A dica para quem não tem a letra bonita é treinar. O ideal é que se faça isso com frequência. E uma boa tática para isso é copiar textos de revistas e livros, e com um tempo a letra vai melhorar bastante.


Evite escrever gírias na redação

Escrever gírias na redação de uma seleção de trabalho é um erro inadmissível. Então, se o candidato tem costume de falar assim, a probabilidade de escrever da mesma forma é muito grande. A maioria das empresas preza por profissionais que falam e escrevam corretamente, sendo assim, o ideal é se policiar caso queira conquistar a vaga.

Tenha cuidado com a pontuação da redação

A pontuação é essencial em qualquer redação. Sem ela o texto fica confuso e não consegue transmitir o que realmente foi proposto. Tenha cuidado com a falta e o excesso da vírgula, ponto final e exclamação, pois são os três tipos de pontuação mais usados na escrita em qualquer texto ou redação.

Não rasure sua redação

Ao fazer a redação os candidatos devem ter calma, pois se escrever alguma palavra errada será preciso rasurar a mesma. E essa atitude não é bem vista pelos recrutadores. Nesse caso, o ideal é tentar pedir uma outra folha, caso não possa, infelizmente, rasurar será a melhor solução.

Dicas extras que vão além da redação

Agora que você já sabe o que fazer ou não em uma redação, siga as dicas extras para se dar bem em uma seleção de emprego:

– Não chegue atrasado;

– Vista-se de forma correta e evite exageros com a roupa usada e acessórios;

– Fale com calma tanto na entrevista e quanto na seleção;

– Não deixe a timidez atrapalhar seu desempenho em qualquer fase da seleção;

– Leve todos os documentos que forem pedidos no primeiro contato da empresa;

– Monte um currículo bem completo e com todas as informações pessoais e profissionais;

– Não exagere nas respostas das perguntas feitas, fale somente o necessário;

– Com todas essas dicas vai ficar mais fácil conseguir um emprego.

Boa sorte!

Por Cristiane Amaral

Redação para entrevista

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *