Programa Jovem Aprendiz Empreendedor (BA) – Inscrições Abertas




São oferecidas 300 vagas no Programa Jovem Aprendiz Empreendedor na cidade de Salvador, na Bahia.

Na última quarta-feira (dia 5 de setembro) foi aberto o período de inscrição para o Programa Jovem Aprendiz Empreendedor. São 300 oportunidades para jovens da cidade de Salvador (BA), na faixa etária de 14 a 22 anos e seis meses, para serem inseridos na vivência do mercado de trabalho, sendo capacitados e encaminhados para realizarem funções nos órgãos de administração pública do município.

A previsão é de que as atividades do programa durem cerca de 17 meses — com uma carga horária total de 1.280 horas — e de que todos os jovens participantes venham a ter o direito de receber uma bolsa mensal no valor de metade de um salário mínimo, isto é, R$ 477,00.


Desse tempo total de atividades, os primeiros dois meses são exclusivos para atividades didáticas no Parque Social. Após esse período é que os jovens serão encaminhados para realizar suas atividades junto aos órgãos de administração pública municipal.

Sobre o Programa Jovem Aprendiz Empreendedor

Desde a sua criação, no ano de 2013, o Programa Jovem Aprendiz Empreendedor, implantado pelo Parque Social, já conseguiu beneficiar e inserir cerca de 900 jovens no mercado de trabalho. No entanto, nessa edição, a Prefeitura Municipal de Salvador, que é parceira do programa, inseriu-o no rol de políticas públicas com a Lei 9.376/2018, instituindo assim o Programa Municipal da Aprendizagem da capital baiana.

De acordo com as palavras de Rosário Magalhães, presidente do Parque Social, é necessário investir no jovem, visto que ele é o futuro, dando-os a primeira oportunidade de atuar no mercado de trabalho. Ainda segundo o presidente, com esse programa o jovem pode receber uma formação completa, a partir de aulas teóricas, prática profissional, convivências e acompanhamento psicossocial, sendo esse o diferencial desse programa.


Já a coordenadora Paula Alves explica o público-alvo desse programa, que são os jovens na faixa de risco e em situação de vulnerabilidade econômica, os que mais necessitam de apoio e incentivo para inserção no atual mercado de trabalho formal.

Por essa razão, o Parque Social visa desenvolver atitudes e competências profissionais, auxiliando também no psicológico e comportamento dos jovens, com aulas de ética, português e informática. Desde o início do programa, o desenvolvimento dos jovens é acompanhado. Além disso, os estudantes precisam comprovar a frequência nas escolas, a fim de permanecerem no trabalho.

Segundo os responsáveis, esse programa proporciona ao jovem a oportunidade de construir um projeto de vida, principalmente nesse ambiente de crise econômica, onde conseguir o primeiro trabalho é essencial.

Programa Jovem Aprendiz Empreendedor: critérios para participar

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz Empreendedor se iniciaram às 8h da última quarta-feira (dia 5). Enquanto estiverem abertas, podem ser realizadas no site do Parque Social. No entanto, só poderão se inscrever os candidatos que atenderem aos critérios estabelecidos para disputa de vagas. Estes são:

· É necessário ter entre 14 e 22 anos e meio de idade;

· A condição econômica da família também é avaliada, de modo que só podem ter, no máximo, dois salários mínimos de renda mensal familiar;

· É necessário que o jovem tenha estudado ou concluído os estudos em uma instituição de ensino da rede pública, a partir do 9° ano;

· Também é essencial que o jovem não tenha nenhum registro na carteira de trabalho, visto que o Programa pretende oferecê-lo a oportunidade de um primeiro emprego;

· Além disso, é fundamental que o jovem resida no município de Salvador.

O processo de seleção conta com as seguintes etapas:

· Análise dos documentos dos jovens inscritos;

· Entrevista individual realizada por psicólogos;

· Dinâmica em grupo também ministrada por psicólogos.

Os candidatos que forem aprovados serão contratados na categoria Jovem Aprendiz, de acordo com a Lei do Menor Aprendiz (nº 10.097/2000).

Por Felicia Lopes

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *