Otimismo na Busca por Emprego em 2019





Setor de recrutamento de vagas de emprego demonstra muito otimismo para 2019.

A maioria dos profissionais e empresas de recrutamento para vagas de emprego no país demonstram um maior otimismo em 2019, os dados são baseados em um levantamento prévio da consultoria Robert Haf, empresa especializada do setor de RH. Para os desempregados a busca começou já nos primeiros dias de 2019.

Fato incomum nos anos retrasados, a procura por postos de trabalhos começou já nos primeiros dias úteis de 2019, quem apontou isto são os Centros de Assistência aos desempregados nas grandes cidades, especialmente na cidade de São Paulo o volume foi acima do esperado em uma época tradicionalmente sem movimento.




O índice de desemprego mostrou leve melhora em relação ao ano passado, mas ainda é considerado muito alto em comparação aos anos anteriores, o índice medido pelo IBGE ficou em 11,6%, isto significa em termos práticos que para cada 100 pessoas que trabalham 11 estão fora do mercado.

O problema não se resume apenas a um índice alto, também vem do fato que em determinados estados a situação é ainda pior e mais deteriorada do que em outros, o próprio IBGE aponta que os estados com índices campeões na taxa de desempregado são o Amapá com 18,3%, o Sergipe com 17,5%, Pernambuco com 16,7% e, por fim, o estado da Bahia com 16,2% de trabalhadores desempregados.


Estados considerados mais ricos como São Paulo e Rio de Janeiro também tem índices altos em comparação à média nacional, mesmo com um número de oportunidades oferecidas sendo maior. Tanto os economistas como todo o setor produtivo entendem que passado à euforia da eleição o novo governo empossado precisa persistir em pautas positivas como a aprovação de reformas e simplificação das estruturas burocráticas para dar mais ânimo à economia.

Índice da Rober Half mostra um mercado otimista

A consultoria Rober Half elabora e divulga um índice de confiança do setor de RH para todo o mercado, em 2019 o ICRH atingiu sua melhor marca de toda a série histórica já divulgada com 55,3 pontos o número é bem maior que os 28,6 pontos computados em 2017.

Isso se traduz no pensamento dos recrutadores, esta pesquisa aponta que cerca de 70% dos entrevistados acreditam em um ano de 2019 melhor que o ano de 2018, traduzindo em um aumento no oferecimento de vagas, aceleração nos processos de contratação e no desengavetamento de antigos projetos, agora permitidos em um cenário mais otimista.

A área de Gestão oferece ótimas oportunidades na atualidade

A contratação para cargos temporários de diretores e analistas vem ganhando cada vez mais força e adeptos em todo o setor econômico, a nova edição do ICRH também vem apontando isso.

Este modelo de contratação não é novo, pelo contrário, já é muito utilizado em países europeus e nos Estados Unidos e representa um excelente desafio profissional para os contratados com possibilidades de efetivação nas empresas no fim dos contratos e a alternativa de uma melhor conciliação da vida pessoal com a profissional sem contar os novos aprendizados que o cargo pode propiciar.

Tenha como foco a proatividade

Tanto para os empregados que buscam uma melhor recolocação como os desempregados que precisam de novas oportunidades as palavras-chave definidas pelo Setor de RH são persistência e proatividade. As empresas sempre estarão em busca de profissionais com ótimos conhecimentos técnicos, fluência em algum idioma estrangeiro (o idioma inglês é o preferido), excelente comunicação e boa desenvoltura comportamental na aquisição de novas habilidades.

Foi esta a principal preocupação (e dificuldade) apontada neste levantamento por parte das empresas, isto é, justamente poder encontrar profissionais com boa qualificação, aptidão e manejo para as novas vagas propostas. Vale a dica para todos!

Por Carlos B.

Empregos em 2019



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *