Como Falar Melhor em Público – Dicas de Exercícios




Confira aqui algumas dicas para falar melhor em público.

Já havia escrito um grande estudioso brasileiro, que o principal fator que interfere no bom falar em público é a inibição. Saber falar com clareza e com confiança consiste em uma das características essenciais das pessoas que alcançaram sucesso.

Conquistar boa capacidade de comunicação constitui um diferencial imprescindível na atualidade, por ser uma das habilidades mais importantes para a participação no mundo dos negócios. Possuir a técnica de expressão correta, de modo a conseguir transformar muitas ideias e pensamentos em um discurso coerente, ou ser capaz de estabelecer um diálogo rico entre diferentes públicos, é essencial para a relação com o mundo e consigo mesmo.


Esta habilidade não deve ser desenvolvida para atuação no ambiente corporativo, e sim em todos os ambientes e situações, nas quais as pessoas necessitam comunicar-se entre si. Possuir boa capacidade de entonação; ser objetivo; saber utilizar o vernáculo de modo adequado, nas normas, e selecionar as palavras mais eficientes para a interlocução são critérios imprescindíveis para as pessoas com talento de comunicabilidade, ou seja, portadoras de facilidade de comunicação.

A maior parte das pessoas tem receio de falar para o público, já que, junto ao nervosismo, à tensão, as ansiedades antecipatórias; a preocupação; a aflição; a inquietação, entre outras reações. O primeiro passo para se esclarecer as pessoas é explicar que essas reações são perfeitamente normais. O que as pessoas não devem cultivar é a crença de que não são capazes de se comunicarem em público.

Alguns profissionais nesse ramo, cientes da importância da comunicação em todos os setores, criaram uma relação de exercícios fundamentais. Estes procedimentos vão mudar os hábitos das pessoas que os praticarem, em termos de comunicação, permitindo falar espontaneidade e naturalidade.


Quais são os métodos:

Todos os sons sempre necessitam ser bem articulados, sobretudo as vogais. Se a pessoa falar abrindo muito a sua boca, termina falando muito alto ou de forma incorreta. Se a pessoa falar sem abrir muito sua boca, certamente isto transmite insegurança e timidez.

Portanto, quando o sujeito se torna capaz de articular bem as palavras, os ouvintes sempre poderão entender o que ele fala. Ao proceder da forma correta, seguindo os exercícios, conquistando um equilíbrio na fala, na escolha dos termos, na presença de espírito, a pessoa conquistará credibilidade e poderá garantir maiores chances de avançar na comunicação, conquistando públicos e cargos.

Deste modo, seguem mais algumas indicações de exercícios necessários à técnica da boa comunicação:

1 – manter a cabeça erguida e o queixo mais afastado do peito, em caso de se perceber que a voz é abafada.

2 – para se poder falar com maior clareza, praticar a fala em modo lento, articulando cada sílaba.

Esses exercícios poderão despertar desconforto no começo, mas é tudo uma questão de desinibir. Falar em público, seja qual for, é quase como atuar num palco. Superar a artificialidade, também.

Outro exercício importante é o fazer relaxar o maxilar, os lábios, os próprios músculos da face, da garganta e mesmo do pescoço.

Por fim, existem ainda diversos cursos online de oratória que certamente lhe ajudarão a melhorar a sua fala em público. Para encontra-los basta realizar uma rápida busca na internet.

Veja no vídeo abaixo uma palestra com mais dicas para melhorar a sua oratória:

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *