Trabalho em TI – Mercado de Trabalho e Como Começar a Carreira na Área




Confira aqui algumas dicas para iniciar a carreira na área de TI.

Novas tecnologias surgem a todo momento e estão em todos os lugares. Hoje é praticamente impossível viver sem os adventos tecnológicos. Este cenário propiciou também o surgimento de profissionais essenciais. São eles os responsáveis por cuidar dos segmentos abrangidos pela Tecnologia da Informação (TI).

Mas o que é TI e o que faz os profissionais que trabalham nessa área? Em resumo, TI é o conjunto de atividades relacionadas aos recursos da computação. E haja atividade! Há tanta coisa para fazer nessa área, que os profissionais precisam escolher um ou mais segmentos para se especializar.


Entre os principais segmentos de atuação em TI destacam-se: Segurança da Informação, Programação, Redes, Infraestrutura e Hardware, Análise de Sistemas e Suporte Técnico.

Com uma demanda de serviços tão alta, as áreas que envolvem TI estão sempre precisando de pessoas qualificadas e o mercado, de modo geral, paga muito bem pelos serviços de um bom profissional de TI.

Se você tem interesse na área, mas ainda não tem noção sobre qual caminho tomar, este artigo vai te dar informações a respeito das principais carreiras de TI e algumas dicas sobre como se tornar um profissional da área.


Escolha um segmento de atuação

Como já dissemos, a área de TI abrange diversos segmentos. O primeiro passo para quem quer iniciar uma carreira em TI é escolher um desses caminhos e começar a se especializar nele. Você até pode estudar a Tecnologia da Informação de uma forma mais geral, mas o aprendizado será muito genérico e, no fim, as empresas exigirão conhecimentos mais específicos para cargos mais restritos. No entanto, nada impede que você adquira conhecimento em diversas áreas de TI.

Alguns cursos online podem te ajudar nessa escolha. Existem conteúdos muito bons na internet e eles podem fazer uma introdução ao conhecimento em TI. Abaixo vamos listar 3 plataformas de cursos online totalmente grátis, que vão te ajudar muito com a teoria básica em TI.

1- Curso de TI- WR Educacional

O curso promete certificado válido em todo país e é totalmente gratuito. O aluno pagará apenas uma taxa para a emissão do certificado. Confira mais detalhes através do link: https://www.wreducacional.com.br/curso-de-ti-tecnologia-da-informa-o?gclid=EAIaIQobChMI9OiBlKWW4AIVBgqRCh1pYQ5ZEAAYASAAEgLTZvD_BwE

2- Cursos Online Grátis TI- Mais TI

Sob tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o site Mais TI reúne uma boa variedade de cursos em Tecnologia da Informação. A plataforma oferece cursos para todos os níveis de conhecimento em TI e também emite certificado. Para ter acesso aos cursos do Mais TI, siga o link: http://www.brasilmaisti.com.br/index.php/pt-br/cursos-online/dashboard-cursos

3- Cursos Online TI- Fundação Bradesco

A fundação Bradesco oferece diversos cursos de TI online grátis. A boa notícia é que a emissão de certificado também é grátis. Vale a pena conferir os cursos disponíveis. Se interessou? Então é só clicar no link: https://www.ev.org.br/

Os cursos de TI online servem para dar um primeiro direcionamento, caso você tenha dúvidas sobre qual a carreira deseja seguir ou queira aprimorar seus conhecimentos na área. Vale lembrar, porém, que a maioria das empresas exigem curso superior em TI e você precisa investir muito em sua formação educacional se quiser conquistar uma carreira sólida e alcançar um bom salário.

Agora que você já tem alguma noção sobre a Tecnologia da Informação e seus segmentos, vamos apresentar as 2 carreiras de TI mais demandadas em 2019. Confira o que fazem e quanto ganha o profissional nesses cargos.

1-Desenvolvedor de software

O profissional desenvolve programas, aplicativos e faz melhorias em diversos tipos de sistemas. O salário pode chegar a R$15 mil e esta é uma boa área de TI para iniciar a carreira em 2019.

2- Projetista de ERP (Enterprise Resource Planning)

O Profissional cria, desenvolve e realiza reparos em projetos de sistemas ERP. O salário do profissional pode chegar a R$ 9 mil. Por conta da necessidade da utilização de sistemas de gestão internos, esse tipo de profissional será muito requisitado em 2019. Essa é, portanto, uma boa área para iniciar carreira em TI.

Kátia Elaini Pereira da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *