Vagas de Emprego no ICMBio 2019





ICMBio oferta vagas de emprego nos cargos de Chefe de Esquadrão e Brigadista.

Foi lançado o processo seletivo simplificado, que diz respeito sobre o Projeto Para Conservação da Biodiversidade e Promoção do Desenvolvimento Sócio Ambiental. A ideia é consolidar as diretrizes, e orientar através de metodologias e planejamento, a implementação e monitoramento de avaliação e ações com fim de Educação Ambiental, em todas as unidades de conservação federal.

Através do processo seletivo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, disponibiliza algumas vagas, são elas:




– Chefe de Esquadrão (1 vaga)

– Brigadista (5)


Ambas as vagas são para atuar na Floresta Nacional de Negreiros, e é preciso que os candidatos tenham como comprovar escolaridade e uma declaração de que sabem ler e escrever.

Inscrições

As inscrições estarão abertas no período de 13 a 17 de maio de 2019, e podem ser feitas através do site, ou nos endereços indicados no Edital de cada cidade correspondente. No edital também é possível encontrar todas as demais informações para se candidatar ao cargo, e o que estudar para se sair bem na avaliação.

Como será o processo seletivo ICMBio?

Os candidatos passarão por avaliação de currículo e entrevista para testar suas habilidades, assim como o uso de ferramentas agrícolas. Todos os convocados que passarem pelos testes, farão cursos com duração de 40 horas semanais, onde aprenderão a trabalhar e também passarão por mais avaliações de documentos e o exame médico.

O processo seletivo deve ter duração de um ano, e possível data de renovação caso necessário.

Quais serão as atividades exercidas?

O trabalho principal dos cargos a serem preenchidos através desse processo seletivo é de elaboração de Plano de Trabalho. Onde deve conter todo o detalhamento de atividades que poderão ser desenvolvidas, como cronogramas, metodologias, etc. Além disso, a Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio também deve consolidar o trabalho através de consultoria contratada.

Os profissionais irão abordar educação ambiental com processo de gestão ambiental pública, tendo maior foco em unidades de conservação e mosaico. Através de uma redação clara e concisa. Apresentar métodos para basear conceitos adequados aos processos para a gestão pública e biodiversidade. Propor etapas para um plano de trabalho e ser objetivo.

Perfil do profissional buscado

O profissional que será contratado depois do processo seletivo deve ter nível superior, dentro das áreas de pedagogia, ciências sociais, psicologia social e áreas afins, com áreas de especialização em Meio Ambiente de preferência. O período de contratação é de 8 meses e os candidatos que tiverem experiência comprovada na área de educação ambiental, passam na frente.

O candidato também deve ter disponibilidade para viagens, realizar o trabalho em Brasília – DF, ter conhecimentos em Informática, legislação ambiental, língua inglesa e saber produzir redação de forma clara e concisa na língua portuguesa.

Critérios de seleção

Primeiramente, os candidatos que mandarem seus currículos terão os mesmos avaliados, e a avaliação tomará pontos de acordo com as qualificações de cada um. Por exemplo, quem possui graduação plena nas áreas desejadas, ganha 5 pontos, se tiver mestrado na área, soma mais 4 pontos, e se tiver doutorado, soma mais 5 pontos.

Além da área de formação, a experiência profissional também soma pontos, sendo os pontos mais altos para aqueles que possuem mais anos de experiência comprovada dentro das áreas específicas do trabalho. Quem somar mais pontos da formação acadêmica e da experiência profissional, será chamado para uma entrevista de avaliação.

Para ser chamado para a entrevista, o candidato deve ter a melhor classificação de sua soma de pontos, e ter conhecimentos em todas as áreas que são descritas no edital. Será contratado apenas 1 candidato que se sair bem nas três categorias descritas de avaliação.

Para mais informações, acesse o site www.icmbio.gov.br para saber mais.

Por Susan Nogart

Empregos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *