Programa Meu Emprego oferece Cursos de Capacitação em São Paulo





Governador de São Paulo lança novo programa que oferece cursos de capacitação para paulistanos.

O atual governador do Estado de São Paulo, João Doria adotou como meta gerar cerca de um milhão de empregos para os paulistanos por meio da criação do Programa Meu Emprego.

Na última terça-feira, dia 4 do mês de junho, João Doria, o governador de São Paulo, lançou uma plataforma online com o intuito de integrar inúmeros cursos gratuitos visando fornecer qualificação profissional aos cidadãos de São Paulo.




O programa, que foi batizado como Meu Emprego, também disponibiliza um sistema que registra os cursos realizados no sistema das prefeituras paulistas. Desse modo, torna-se possível atender as atuais demandas que o mercado de trabalho oferece, mas que na maioria das vezes exige do candidato qualificação da mão-de-obra, o que nem sempre é acessível para todos devido a questões financeiras.

Acredita-se que com a criação do programa, o número de vagas com qualificação seja aumentado em até 25% pelo Estado de São Paulo. Dessa forma, o índice de vagas de emprego passa de 103 mil para quase 130 mil vagas, o que corresponde a um valor muito positivo.


De acordo com Doria, a ideia de ampliar o programa que qualifica a mão-de-obra dos paulistas sempre foi seu objetivo e uma de suas propostas durante as campanhas eleitorais. Ele acredita que incentivar e propulsar a geração de novos empregos é fundamental para dar oportunidades de empregos à sua população, bem como fomentar a economia do Estado. E pensando de maneira geral, o programa Meu Emprego contribui para reduzir o índice de desemprego que acomete o Brasil desde 2015.

A responsável por tornar a plataforma funcional é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ao se dirigir ao endereço eletrônico www.meuemprego.sp.gov.br, o internauta tem acesso as informações relacionadas aos programas estaduais que possibilitam a qualificação do profissional e, dessa forma, aumenta as chances de empregabilidade da população. Além disso, esse portal tem o interesse de criar um sistema para registrar as demandas de cursos de acordo como as necessidades das prefeituras do Estado Paulista. Tendo isso em vista, a partir de uma identificação de quais são as demandas municipais, assim como o que é necessário no mercado de trabalho da localidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico deve avaliar a oferta de qualificação para cada uma das regiões.

De acordo com a secretária da pasta de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, há uma parceria conjunta com o Sebrae, além de outras instituições provedoras de qualificação profissional, sendo elas de caráter público ou privado. Segundo Patrícia, essa parceria é muito importante para que nos próximos anos sejam possíveis ampliar ainda mais as vagas. Acrescentou ainda que existe uma demanda muito grande e que foi reprimida por muito tempo. Por isso, é necessário firmar parcerias e trabalhar em conjunto, de modo a desenvolver atividades que possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos paulistas.

O governo de João Doria acredita que em quatro anos seja possível que o Programa Meu Emprego possa gerar cerca de um milhão de empregos. Pelo menos esse é o desejo da cúpula do governo responsável pela pauta de empregos e economia. Segundo o governador, se o programa der certo é possível ultrapassar a meta de um milhão de empregos e aumentar ainda mais as oportunidades de emprego. Há um compromisso com empresas como Scania, Toyota, Honda Ford e GM para que continuem gerando empregos durante os próximos quatros anos de governo. Nesse primeiro ano, já foram anunciados a abertura de aproximadamente 105 mil empregos.

O Meu Emprego foi criado para o Cidadão Trabalhador como um programa emergencial que atua como Auxílio-Desemprego, proporcionando qualificação profissional com o intuito de gerar renda para os cidadãos que estão na condição de desemprego e não conseguem se inserir no mercado de trabalho.

Ana Paula Oliveira Coimbra



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *