Recentemente foi divulgada a notícia de que todo trabalhador poderá consultar o seu saldo de Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço, o FGTS, por meio do site oficial da Caixa Econômica Federal ou por meio do próprio FGTS.
Uma alternativa está na utilização do aplicativo existente em diversos smartphones e Tablets, os quais operam em versão atualizada no sistema Android; em iOS e em Windows. Deste modo será possível efetuar um cadastro que servirá de atualização de informações sobre o FGTS via mensagens em celular ou via e-mail.
Esta medida deverá ser anunciada pelo atual governo, na próxima quarta-feira, dia 24, para liberação dos saques. Trata-se de liberar uma soma estimada em até R$ 30 bilhões, a qual será disponibilizada aos trabalhadores que possuam contas ativas ou mesmo inativas.
Todo trabalhador poderá, pessoalmente, efetuar a consulta de seu extrato de FGTS de forma presencial, pelo balcão de atendimento em agências da Caixa, ou em algum posto de atendimento, no sentido de efetuar a consulta por meio do Cartão Cidadão. Ninguém tem autorização de consultar extratos de FGTS por telefone.
Neste caso, já na página, será necessário informar o NIS, ou PIS/Pasep, que deve ser conferido na Carteira de Trabalho, ou mesmo por meio de extrato mais antigo que esteja na posse do trabalhador. Neste caso é necessário utilizar a Senha Cidadão.
O site oficial da Caixa apresenta alternativa de recuperação de senha, e para isso será preciso digitar o código de NIS. Este serviço apresenta na tela, ao trabalhador, todos os seus dados cadastrais e os lançamentos feitos em sua conta dentro de um período que compreende os últimos seis meses.
Na tela serão apresentados os seguintes dados:
Um campo para ser preenchido com os dados do PIS e mais a senha já cadastrada. Se a pessoa não tiver uma senha, será fácil cadastrar uma no ato, informando o PIS e, em seguida, será necessário clicar no link "cadastrar senha".
É só preencher o cadastro com todos os dados solicitados e iniciar o procedimento, outra vez.
Em seguida, a tela apresentará os seguintes dados:
O trabalhador deverá clicar no link que diz “extrato” para que seja apresentada na tela todas as informações de conta pessoal.
Neste caso, os gestores da Caixa explicam que é necessário que a pessoa informe o seu código de NIS, ou o PIS/Pasep, que poderá ser verificado na própria Carteira de Trabalho, ou por meio de algum velho extrato do FGTS que o trabalhador ainda possua.
Deste modo, via e-mail o trabalhador será informado sobre depósito mensal em sua conta vinculada ao FGTS.
Todo trabalhador poderá consultar o seu saldo de FGTS por meio de um aplicativo de smartphone. Este dispositivo está disponível para o download, de forma gratuita, para aparelhos celulares que possuam atualização no sistema operacional Android; em iOS e Windows.
A pessoa deve acessar o site da Caixa Econômica, e, em seguida, será necessário que a pessoa informe o seu código de NIS, ou o PIS/Pasep, que poderá ser verificado na própria Carteira de Trabalho, ou por meio de algum velho extrato do FGTS que o trabalhador ainda possua. Será necessária, também, a Senha Cidadão.
Paulo Henrique dos Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?