Vagas para Engenheiro e Cientista de Dados





Confira as informações sobre cada um dos cargos.

Escolher uma profissão é sempre uma tarefa um tanto quanto complicada. São muitas áreas diferentes, como saúde, ciências sociais e humanas, a área de exatas. Isso sem contar as diversas opções que surgem em cada uma das áreas. Como escolher? O primeiro passo é sempre ir de acordo com o perfil pessoal. Cada pessoa tem uma tendência natural para uma área, é só seguir de acordo com um instinto natural.

Neste artigo vamos descrever mais sobre duas áreas distintas, cientistas e engenheiros de dados.




Em um sentido bem amplo da palavra, um cientista seria alguém que exerce uma atividade sistemática a fim de obter algum tipo de conhecimento. Usando um método científico, que no caso seria observar previamente e coletar dados sobre o objeto principal de estudo. Essas observações levam a fatos, que são baseados em evidências reais e que são também, possíveis de comprovação. Um estudo científico pode levar anos, dependendo do objeto de estudo. E cientistas também se dividem em diferentes áreas de estudos e objetos específicos.

Já um engenheiro é o profissional que pode aplicar variados conhecimentos científicos, (além de econômicos, sociais e até mesmo práticos). O grande intuito de um engenheiro é inventar ou até mesmo desenhar, construir ou mesmo manter e melhorar, uma estrutura, sistemas, aparelhos, processos, materiais ou máquinas.


Em comum, as duas profissões encaram o desafio de procurar profissionais que sejam capazes de extrair e analisar dados sobre objetos de estudo. Além de criar diversos insights, ou seja, ter a compreensão e solução de pequenos problemas, através dos mesmos dados coletados.

A partir da procura de profissionais que saibam lidar diretamente com dados e fatos, surgiu a busca no mercado de trabalho por Cientistas de Dados e Engenheiros de dados. Em uma forma básica, os cientistas seriam responsáveis por fazer uma análise de forma exploratória, e, por outro lado, o engenheiro de dados seria responsável por coletar dados em tempo real um segmento de instruções dentro de uma linha de produção.

Diferença entre Engenheiro de Dados e Cientista de Dados

Aprofundando mais na questão das diferenças entre os profissionais engenheiros e cientistas, vamos conhecer um pouco mais sobre o profissional de cada área.

Um engenheiro de dados precisa se dedicar a uma forma de desenvolvimento, construir, testar e fazer uma manutenção direta de diferentes arquiteturas. É como se fosse um sistema de processamento, a diferença é que este aconteceria em uma larga escala.

É o engenheiro que faz a coleta de dados, a entrega dos mesmos dados para uma análise minuciosa. Ou então faz uma análise dentro da própria produção. São os engenheiros de dados que criam os métodos e todas as possíveis técnicas para aumentar a produtividade de coleta dos possíveis dados. Mas, além disso, também podem empregar diferentes ferramentas, garantindo que cada arquitetura dentro da coleta dos dados é viável para que seus colegas, os cientistas de dados, possam trabalhar em cima.

São os engenheiros de dados que mantém um fluxo de dados de maneira contínua e ininterrupta. Antes de ser feita uma possível análise são eles os grandes responsáveis por toda a arquitetura necessária para que todos os dados, e todos os produtos ou serviços gerados no final da linha de produção, continuem sendo gerados no processo de análise.

Já o Cientista de Dados é responsável por outra parte do processo, que acontece quase como mágica. Eles recebem todos os dados que foram cuidadosamente coletados pelos engenheiros, e usam diferentes habilidades em lógica, matemática, estatística e programação, para organizar, tratar e limpar os dados coletados.

Os dados, depois de coletados, lidos e organizados, podem enfim serem usados pelos cientistas para programas analíticos ou em modelagens preditivas. Seja qual for o uso, os cientistas precisam fazer pesquisas extensas e acumular várias fontes para responder as necessidades de cada negócio específico.

Com qual área você se identificou melhor? Engenheiros ou cientistas? Cada qual tem suas dificuldades, assim como oportunidades de expansão de mercado e conhecimentos. Mude de carreira agora mesmo!

Por Stephanie de Quadros

Cientistas de dados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *