O gerente de marketing é profissional responsável por planejar as estratégias com foco em venda de produtos e serviços, fazer pesquisas de mercado, identificar as necessidades dos clientes, aumentar as vendas, entre outras atividades.
Desta forma, é fundamental que o gerente de marketing tenha conhecimento e saiba realizar ações que visem à melhoria estratégica da empresa e da sua imagem perante aos consumidores.
O marketing é uma área ampla e com diversos segmentos. O gerente, geralmente, tem a formação desejada em:
– Graduação em marketing
– administração de empresa
– Pós-graduação na área
Este profissional se relaciona com todas as áreas da empresa, principalmente, a comercial, pois ele além de elaborar as pesquisas de mercado, também faz planejamento para o aumento de vendas.
Também é imprescindível conhecimento e domínio em marketing digital. Por exemplo, saber técnicas de SEO é fundamental para trazer resultados para a empresa.
– Melhorar a imagem da companhia
– fazer pesquisas em nichos de mercado
– Criar e elaborar estratégias para aumentar as vendas
– Conhecer as necessidades do público alvo
– Criar e desenvolver novos produtos
– Fazer a supervisão da equipe e também as suas atividades
– Conhecer as tendências do mercado e os seus segmentos
– Acompanhar a concorrência
– Fazer a coordenação das campanhas publicitárias da empresa
Desta maneira, é importante que o gerente de marketing estude e acompanhe o comportamento do seu público alvo, ou seja, conheça as suas preferências, as necessidades, a fim de criar estratégias que facilitem a tomada de decisão.
Além disso, este profissional também vai coordenar as campanhas publicitárias que fazem parte da empresa, elaborar e criar táticas de venda, propor ações de venda tanto interna quanto externa, fazer o planejamento e condução das pesquisas de marketing, fazer a supervisão de outras áreas da empresa, criar programas de plano de desenvolvimento, entre outras atividades.
Desta maneira, o profissional gerente de marketing faz pesquisas de forma constante e ativa, desenvolve campanhas que realmente sejam eficazes e faz o acompanhamento dos resultados, para que tudo esteja indo de acordo com o caminho traçado.
Assim, o profissional busca avaliar os pontos fortes e fracos de cada campanha, ou seja, saber o que está dando certo e tendo resultado, e buscando descobrir e corrigir os erros. Neste contexto, é fundamental que ele conheça bem os serviços oferecidos pela empresa, os produtos, e tenha um conhecimento amplo e focado do que é oferecido ao público alvo.
Este profissional deve:
– Ter uma excelente comunicação verbal e também escrita
– Conhecimento da norma culta da língua portuguesa
– Saber gerenciar tarefas e cumprir os prazos que são determinados
– Saber se relacionar bem com as pessoas e com os colegas de trabalho
– Saber trabalhar em equipe
– Ser organizado e conseguir cumprir as metas estabelecidas
– Tomar decisões com base nos dados de forma objetiva e focada com as metas que devem ser alcançadas
– Conhecer e estar por dentro das novidades sobre o marketing, sobretudo a área digital.
– Gostar de estudar, se atualizar na área e buscar sempre por conhecimentos
– Ser curioso
O salário médio de um profissional de gerente de marketing é variável, e a média é de R$ 9.367,00.
É uma profissão em ascensão no mercado. O profissional é fundamental para conquistar resultados para a empresa, divulgar os produtos, conquistar e prospectar novos clientes e trazer resultados.
O profissional busca esclarecer e solucionar os problemas que estão acontecendo no mercado e afetando as empresas e os consumidores. Busca prospectar vendas, ações e fazer um planejamento eficaz e eficiente, para que as metas e os objetivos sejam cumpridos.
Você pretende ingressar na área de marketing e se tornar um gerente? Compartilhe o post nas suas mídias sociais e muito sucesso.
Por Babi
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