Vagas de Gerente de Vendas ou Representante Comercial





Saiba quais as atribuições de um Gerente de Vendas ou Representante Comercial.

Procurar um novo emprego pode ser uma tarefa muito desafiadora. Questões como que profissão escolher, qual carreira decidir ou como posso encaixar meu perfil no meu próximo trabalho, podem surgir a todo instante.

Antes de mudar de carreira, ou renovar todos os seus estudos, é importante conhecer bem as possibilidades. Quais trabalhos estão em alta no mercado, quais profissões estão mais fechadas ou estagnadas. É importante relevar todas as variáveis na hora de escolher uma profissão.




Neste artigo discutiremos um pouco mais sobre as profissões de representantes e gerentes de vendas. Como fazer para enviar um currículo, qual o perfil do profissional e os principais atributos exigidos para este profissional.

É preciso apontar, primeiramente, que um gerente de vendas ou representante comercial precisa apresentar certas habilidades e experiências de vida. Como, por exemplo, um bom histórico em liderança, seja em vendas ou até mesmo em gestão de pessoas. Esse profissional precisa tem uma ótima capacidade para motivar, elevar e liderar toda a sua equipe, sempre com o intuito de que o time cresça em conjunto e eleve o número de vendas no final do dia.


O gerente de vendas é aquela pessoa responsável por gerenciar, liderar e construir uma equipe determinada de vendas dentro de uma empresa. Essa é uma das definições mais conhecidas da profissão, que especifica sobre as necessidades de liderança de um gerente de vendas. Essa definição pode acabar variando entre as diferentes organizações, podendo ou não agregar mais responsabilidades ao profissional, mas a retórica é a mesma. Uma boa liderança e gestão de pessoas pode facilmente ajudar na sua carreira como representante.

Em questões mais práticas, um gerente de vendas deve ter as seguintes responsabilidades dentro da empresa: Recrutar, contratar ou demitir os funcionários representantes de vendas; administrar programas de incentivo; liderar os vendedores de forma individual; manter um controle ativo sobre a equipe; supervisionar a organização como um todo e fazer o treinamento da equipe de vendas; analisar e monitorar o treinamento das vendas em tempo real; criar um plano rígido de vendas a ser seguido, além de experimentar modos de melhoria nas vendas; gerenciar todas as cotas, sejam individuais ou dentro da equipe; e por último, definir quais são as metas de venda de cada mês.

É claro que todas essas funções são um exemplo do que um gerente de vendas poderá enfrentar no dia a dia. Tudo pode mudar, levando em consideração o tamanho da empresa, número de funcionários, qual a equipe de vendas e as metas a serem batidas.

Para se tornar um gerente de vendas, é preciso ter algumas habilidades envolvidas diretamente no perfil profissional do candidato. Por exemplo, para recrutar e contratar os representantes de vendas, é uma das principais funções, apesar de já trabalhar diretamente com uma equipe formada, o gerente precisa ficar atento para contatar novos talentos em diferentes casos dentro da organização.

Com o tempo será ainda mais fácil identificar bons candidatos a vendas. Mas mesmo no começo, com uma equipe previamente formada, é necessário ficar atento. Muitas vezes é necessário substituir alguém no grupo, ou então adicionar novas pessoas.

E claro que um representante ou gerente de vendas precisa ser um bom líder. É preciso entender que um bom líder não é um chefe, mas sim alguém dentro da empresa que caminha com os mesmos fins que a equipe de vendas. O objetivo é o mesmo, trazer mais números para a companhia, então é preciso estar atento no modo como se trata os funcionários. É preciso motivar, gerenciar, incentivar e capacitar a sua equipe. Não se pode ter medo de arriscar, de criar e inovar, fazer com que a equipe forme laços, tudo em prol de um bem maior, os resultados.

Seu perfil se enquadra como um bom gerente de vendas? Que tal mudar de carreira ainda hoje?

Por Stephanie de Quadros

Gerente de vendas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *