Trabalhe Conosco BRT – Como Trabalhar na Empresa



A BRT é uma grande e importante empresa do setor de transporte urbano. Confira como conseguir uma vaga e trabalhar na empresa.

A BRT (Bus Rapid Transit) é o nome em inglês para “Transporte Rápido por Ônibus” e é um transporte que transita em corredores especiais (exclusivos) e é uma alternativa rápida e ágil para os passageiros.

Conquistou mercado em 140 países. Está presente até no Rio de Janeiro e é administrado por um consórcio (grupo de empresas privadas).



Volume de clientes atendidos:

São transportadas 450 mil pessoas diariamente nos corredores. A BRT Rio impressiona pelos números: Um investimento não muito alto oportunizou 8 mil viagens por dia com 440 ônibus.

Presença em todo o lugar:

É o principal modal da cidade e acompanha a evolução urbana, as demandas e o contexto do usuário de transporte público.



Uma solução simples em transporte urbano:

Trata-se de um sistema para transportar passageiros confortavelmente, com foco na eficiência, velocidade e numa infraestrutura “separada” dos restantes dos caminhos urbanos.

Como conseguir emprego?

A filosofia da empresa se baseia na oferta de uma experiência em deslocamento rápida e eficiente. E se você quer alinhar seus talentos com a empresa, preste atenção nesses detalhes:

*Muito cuidado e zelo na hora de preencher as informações básicas no seu currículo. São as seguintes informações pessoais que você de acrescentar:

a) Nome

b) Nascimento (data)

c) Nacionalidade

d) Sexo

e) Estado civil

f) endereço

g) Cep, localidade

h) Cidade

i) Telefone e e-mail.

*Coloque formação, cursos e experiências anteriores (trabalho).

*Prefira pontuar sobre interesses profissionais e os resultados conseguidos através de trabalhos anteriores e demais cursos.

Agora, procure pelo site da BRT e cadastre dados, informações e currículos.

Saiba se vender para os contratantes na hora da entrevista:

  1. Relacione saberes, experiência e trabalho:

Por exemplo: Um caminhoneiro pode comentar sobre diversas habilidades (condução segura, respeito pelos colegas de trabalho e direção defensiva) conseguidas através de anos e anos dirigindo.

  1. Conecte experiência de vida, temperamento (habilidades sociais) e experiências profissionais anteriores:

Por exemplo: O caminhoneiro pode falar que conseguiu desenvolver habilidades sociais e empatia pelos demais motoristas (calma ao volante).

  1. Conecte resultados concretos e trabalhos anteriores.

Por exemplo: O caminhoneiro pode comentar a respeito do enorme número de entregas feitas com segurança e presteza.

  1. Conecte propósito, motivações, ações e resultados.

Por exemplo: Um motorista de ônibus pode comentar a respeito do significado e da importância de se atuar num trânsito responsavelmente para “fazer a cidade funcionar e se movimentar”.

*Esses 4 aspectos (conhecimento, habilidades sociais, resultados e propósito pessoal) são pontos importantíssimos para nortear a procura profissional de uma pessoa (ampliação do autoconhecimento). Trabalhe nesses atributos e aprenda a vender sua oferta de valor para seus contratantes!

*Se o contratante perguntar sobre seus planos, por exemplos, esses atributos podem auxiliar você a ter mais clareza sobre objetivos profissionais.

Dicas finais:

*Independentemente do resultado, peça um feedback (crítica construtiva) do departamento de recursos humanos. Foque no aprendizado, no crescimento profissional e caso não dê certo, peça para ser indicado(a) para uma outra vaga, departamento ou cargo num outro trabalho.

*Fora isso, comente e pontue sobre atividades culturalmente enriquecedoras que você realiza nos tempos livres (leitura de livros, esportes, passeios e idas ao museu) caso o contratante pergunte sobre seus hobbies particulares.

*E o mais importante: Seja você mesmo. Foque em entregar um bom discurso através da calma, tranquilidade, força e persuasão.

*Além disso, as dicas sobre seu perfil profissional (os 4 atributos: conhecimento, perfil comportamental, resultados e propósito) vão ajudar você a pesquisar sobre a vaga antes da entrevista, coletando as informações mais pertinentes e mais adequadas para você saber.

*Seja bem específico, detalhe sua proposta de valor e seu modelo de entrega.

Por Felipe Gruetzmacher

Trabalhe Conosco BRT

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

  1. gostaria de fazer parte deste grupo , trabalhando e somando com vocês , se tiver vaga aqui na empresa normandi ou pegassos eu agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *