O Currículo Lattes é um dos mais tradicionais documentos da área acadêmica brasileira, sendo bastante relevante para ganhar espaço nesse mercado. Por isso, é fundamental entender como fazer o currículo Lattes passo a passo, assim as chances de evoluir na carreira certamente vão aumentar.
Diferente do modelo tradicional de currículo, onde os profissionais – normalmente – registram suas experiências profissionais em empresas privadas, o Lattes permite que pesquisadores e estudantes registrem completamente sua vida acadêmica – requisito necessário para universidades e instituições ligadas à pesquisa científica.
Portanto, se você quer aprender como fazer o currículo Lattes passo a passo, fica ligado nesse conteúdo que preparamos!
A estrutura do Currículo Lattes surgiu em 1999, a partir de uma iniciativa do CNPq em padronizar o documento no território brasileiro. Com ele, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico encontrou uma forma eficiente para registrar toda a vida dos estudantes e pesquisadores no território nacional, tornando mais fácil o acesso aos talentos do país.
Assim, pessoas que participam de programas da academia brasileira, como a iniciação científica e tecnológica, bolsistas, grupos de pesquisa e participantes de eventos podem usufruir do Currículo Lattes para se desenvolver na área e ajudar a evolução da ciência no país – e além dele, claro.
Com o Lattes, estudantes e pesquisadores têm uma série de benefícios, que vão muito além da sua disponibilidade em nível nacional.
Primeiro, todas as participações em eventos podem – e devem – ser registradas. Seja como espetador ou participante ativo na apresentação de trabalhos e papers, é possível vincular esses momentos ao histórico acadêmico presente no Lattes.
Da mesma forma, todos os trabalhos e produções acadêmicas serão vinculados ao currículo Lattes. Desta maneira, outros interessados poderão conhecer o seu trabalho, bem como sua linha de atuação em pesquisas e relacionados.
E a disponibilidade do documento, por sinal, é outro benefício do Lattes para estudantes e pesquisadores, que podem ser encontrados – literalmente – de qualquer lugar do mundo. Ou seja, tudo o que você já produziu e trabalhou será registrado na sua vida acadêmica, o que certamente é importante para crescer na área.
Agora que você já entendeu a importância do Lattes para a sua carreira, chegou a hora de botar a mão na massa e preparar esse documento tão importante.
Inicialmente, algumas informações básicas precisam ser preenchidas:
Com esses dados separados, basta realizar os seguintes passos:
Finalizado! Com tudo preenchido e enviado, agora é só esperar. O currículo ficará disponível na plataforma, num período de 24h, e poderá ser encontrado por qualquer pessoa com acesso á plataforma.
Agora que você aprendeu como fazer o currículo Lattes passo a passo, basta inserir o máximo de informações possíveis para que seu registro fique super completo e acessível para todo o planeta. Boa sorte!
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?