Conheça mais um pouco a respeito dessa organização que só cresce no Brasil. Saiba mais sobre a história, os valores e a missão da empresa, e como fazer parte do time Sebrae.
O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, ou simplesmente SEBRAE, é uma instituição privada brasileira de caráter social, e sem fins lucrativos. Foi criada em 1972, e conta com o objetivo de capacitar e promover o desenvolvimento da economia, e a competitividade entre micro e pequenas empresas. Esse caráter competitivo surge como um estímulo ao empreendedorismo no Brasil. Esse movimento foi o suficiente para que o SEBRAE se tornasse um dos grandes incentivadores de empresas no Brasil, e o levasse ao marco de fazer parte do Sistema S, que conta com 9 instituições com caráter de apoio a profissionais.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas também trabalha com outro tipo de serviço. O foco no processo de formalização econômica, por meio de pontes entre os setores públicos e privados, programas de formação e capacitação, rodadas de negócios e feiras de caráter expositivo e comercial. Depois da aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, vigorada no mês de dezembro de 2016, o SEBRAE passou a ganhar mais reconhecimento pelo tipo de serviço que ele se propunha a fazer. Com isso, depois dessa data, a formalização de micro empresas passou a ser muito mais fácil e viável, graças aos serviços da organização.
Outros serviços oferecidos pelo SEBRAE se referem à consultoria comum para empresas. Essas consultorias e procedimentos se resumem a aberturas de empresas, administração financeira, formação de preço de venda, recursos humanos e outros serviços relacionados à essa área mais geral.
Os Projetos Especiais também são outra iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Esses projetos se baseiam em pequenos programas para a melhoria de empreendedores já encaminhados no mercado de trabalho. Fazem parte desse grupo de projetos especiais o Projeto de Orientação para o Crédito, que se baseia em cursos, com instrutores altamente qualificados, voltados ao auxílio de empresários no uso do crédito ou microcrédito para as suas empresas; e o EMPRETEC, que foca mais no desenvolvimento de princípios empreendedores em empresários que ainda estão no meio da jornada.
O SEBRAE ainda conta com uma grande estrutura educacional, que tem como foco ensinar, juntamente a conteúdos que possam incluir seus alunos no mercado de trabalho, princípios ligados ao associativismo e à autossustentabilidade. Com todo o suporte e número de filiais que possuem, o SEBRAE conta com vários instrutores, que rodam todo o Brasil para orientar empresários, classes de trabalhadores, como costureiras, artesãos entre outros, para que assim eles mesmos possam criar cooperativas ou associações.
Para todos esses tipos de serviços, o SEBRAE conta com uma demanda muito grande de funcionários preparados e especializados. Vagas de emprego são recorrentes no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Para a contratação de novos funcionários, o SEBRAE trabalha com base em processos seletivos. Os processos do estado de São Paulo podem ser conferidos nessa página (www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/trabalhe_conosco?codUf=26). Só no ano de 2019, para o estado de São Paulo, foram feitos 48 processos seletivos.
Para outros estados, o sistema é o mesmo. Para cada estado, há uma página onde se tem notícias a respeito de processos seletivos e, quando for o caso, outros meios de contratação. Essas páginas podem ser encontradas através de uma rápida pesquisa no site oficial do SEBRAE (www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae), ou clicando nesse link www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=%20trabalhe%20conosco. Outra forma de encontrar mais notícias a respeito dos processos seletivos é através dos portais de concursos. Pelo fato da organização contar com esse caráter de concurso, é muito fácil encontrar notícias a respeito nesse tipo de site.
Por Davi Soares
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?