Entrevista de Emprego por Whatsapp – Dicas de Como se Preparar


Saiba aqui como se preparar para uma Entrevista de Emprego por Whatsapp.

Hoje em dia, muitas empresas já estão usando um novo recurso da tecnologia para suas entrevistas, que é o aplicativo do Whatsapp. Essa é uma forma de facilitar o processo de contratação e evitar os custos dos processos seletivos convencionais. Mas, vale alertar que esse tipo de entrevista é bem sério e mantém as mesmas cobranças da empresa. O candidato será analisado da mesma forma. O que muda, é a forma de realizar a entrevista e a comodidade para ambas as partes. Para quem vai passar por uma entrevista feita pelo Whatsapp, é preciso seguir algumas dicas. Abaixo vão estar as 4 dicas mais importantes para que tudo ocorra bem.


1- Crie um cenário perfeito para fazer a entrevista

A primeira dica é muito importante e pode fazer toda a diferença no resultado de uma entrevista de emprego. Muitas pessoas não se atentam a isso e acabam escolhendo um local improvável e que acaba estragando o momento. Então, é preciso sim ter um cenário perfeito. Pois o contratante vai avaliar até mesmo esse ambiente. E através dele já dá para perceber se o candidato é organizado. Uma empresa analisa muitos fatores na hora da entrevista pessoal, e isso acontece também quando ela é feita pelo Whatsapp. Antes de começar a entrevista, busque por um ambiente com poucas informações ou decoração. Uma parede neutra e uma mesa com cadeira pode ser o cenário ideal e mais adequado.


Tenha atenção com a iluminação do local, ela é importante para que o contratante veja o entrevistado com clareza e o ambiente no qual ele está. O som do microfone deve estar correto, assim como o alto-falante. Seguindo essa primeira dica, já fica mais fácil ser aprovado na entrevista.


2- Se arrume de forma adequada para a entrevista pelo Whatsapp

Outra dica que é muito importante nesse tipo de entrevista é a roupa que o candidato vai usar para esse momento. É importante salientar que mesmo sendo uma entrevista a distância, o ideal é que o candidato se arrume da mesma forma como se fosse para uma entrevista pessoal. Não é de bom tom aparecer todo desleixado e com roupas casuais. Por isso é importante escolher um modelo padrão ao da empresa. As mulheres devem arrumar os cabelos, evitar maquiagens pesadas e excesso de bijuterias. Os homens devem ter atenção com o cabelo e a barba. Tudo isso é avaliado pela entrevista pelo Whatsapp.


3- Tenha atenção com o comportamento na hora da entrevista

Outro fator que é muito analisado pelo contratante na hora da entrevista pelo Whatsapp ou pessoalmente, é a forma como o candidato se comporta. Excesso de gestos, olhar perdido, visão perdida e postura, são analisados e contam muito ponto na hora da entrevista. Evite cometer esses erros, pois os mesmos podem ser motivo de desclassificação. É preciso ter muito cuidado ao responder as perguntas e evitar falar em excesso. Se o contratante der espaço para o entrevistado falar sobre si, aí sim, pode ser o momento de colocar os pontos de vista. Evite falar gírias e falar alto também.

4- Analise seu perfil do Whatsapp

A última dica para quem vai ser entrevistado pelo Whatsapp é dar uma boa olhada no perfil pessoal. Evite usar fotos ousadas com poucas roupas, e veja como está a descrição no aplicativo. Frases com palavrão ou de duplo sentido podem queimar a imagem. Essa é uma medida que pode parecer um pouco invasiva, mas muitas empresas analisam as redes sociais, principalmente o Whatshapp.

Essas são as 4 dicas mais importantes para quem vai ter uma entrevista de emprego pelo Whatsapp. Elas podem ajudar a conseguir o tão sonhado emprego dos sonhos.


Escrito por Cristiane Amaral


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.