Romance, contos, biografia, policial, autoajuda, religioso, poesia, acadêmicos, clássicos da literatura… Seja lá qual for o gênero favorito, o livro está entre um dos bens de consumo preferidos do brasileiro.
Para se ter uma ideia, o último levantamento de dados realizado pelo Instituto Pró-Livro apontou que o número de livros lidos por habitante subiu de 4 para 4,96 por ano. A pesquisa chamada "Retratos da Leitura no Brasil" mostra ainda que o maior índice de leitores brasileiros são os jovens entre 11 e 17 anos de idade.
Com o avanço da tecnologia, os jovens leitores, considerados nativos digitais, adotaram múltiplas plataformas para exercer o hábito da leitura e, por isso, os chamados livros eletrônicos, ou eBooks, fazem sucesso entre a garotada. Esse formato de livro pode ser consumido a partir de leitores eletrônicos como o Kindle ou o Kobo, tablets e até mesmo smartphones.
Enquanto isso, os leitores mais experientes gostam mesmo de resgatar o velho hábito de ler um livro físico. Essa parcela de consumidores alega que o ritual de abrir um livro, sentir seu cheiro, tocar suas páginas, marcar a leitura e até mesmo fazer anotações geram tanto prazer quanto o conteúdo do livro em si.
Pensando nisso, é fácil imaginar que esses leitores, apaixonados por livros físicos, têm em comum a paixão por livrarias. Além dos corredores e estandes com exposição dos livros, esses estabelecimentos comerciais contam com espaços para leitura, para encontro de leitores, para lançamento de livros, cafeteria, entre outras características que tornam as livrarias um point de lazer e diversão entre os entusiastas das obras literárias.
Com esse retrato nacional, o mercado de distribuição de livros fica aquecido. Vale ressaltar ainda que esse tipo de comércio está localizado em dezenas de cidades brasileiras e inserido em outros grandes estabelecimentos como shoppings, aeroportos, rodoviárias e ainda redes de hipermercados.
A Saraiva, por exemplo, é uma importante livraria nacional com mais de cem anos de tradição na venda de livros e também artigos de papelaria. Fundada no centro da cidade de São Paulo no ano de 1914 pelo português Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva, hoje a Saraiva conta com vasta presença nacional, atendendo a alta demanda de consumidores brasileiros em todo o país.
Além das lojas físicas, a Saraiva também opera no e-commerce, ou seja, conta com lojas virtuais para atender os clientes que não podem ir até uma loja física ou que simplesmente preferem realizar suas compras através dos portais da internet.
Com isso, o quadro de funcionários da companhia exige a contratação de profissionais que possam trabalhar em diferentes frentes do mercado: vendas online e vendas presenciais, ajudantes, atendentes, logística, estoque, comunicação, contabilidade, entre outros.
Se você é entusiasta da leitura, ama livros e tem interesse em trabalhar em uma livraria, a Saraiva pode ser uma excelente sugestão de posto de trabalho. Para acompanhar ou até mesmo se candidatar a uma das vagas abertas na companhia, acesse o site oficial da Saraiva, disponível no endereço eletrônico www.saraiva.com.br.
Em seguida, role a tela até o rodapé da página até encontrar o ícone chamado "Trabalhe Conosco". Ao clicar neste ícone, o internauta vai ser redirecionado para uma nova página. Ali, é possível tanto visualizar as vagas abertas na ocasião, quanto cadastrar o currículo no banco de dados da empresa para uma próxima oportunidade.
Importante lembrar que a lista de vagas abertas muda com frequência, uma vez que ao preencher as vagas, a empresa atualiza a lista no site. Por isso, uma sugestão é salvar o link do site em sua barra de favoritos e verificar constantemente a abertura de novas vagas.
Depois de se inscrever em uma vaga aberta ou realizar o cadastro do seu currículo, basta aguardar o contato dos recursos humanos da companhia para participar das próximas etapas do processo seletivo.
Por Juliete Landi Lucas
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