Trabalhe Conosco Unijuí – Como Encontrar Vagas





Veja como encontrar vagas na Unijuí e como fazer parte do processo seletivo para concorrer a elas.

A Unijuí, Universidade Regional no estado do Rio Grande do Sul, está com vagas abertas. Mas antes de falar das vagas, vamos falar um pouco sobre a universidade, já que os interessados precisam saber pelo menos um pouco sobre onde vão trabalhar caso sejam aprovados nos processos seletivos.

Um pouco sobre a Unijuí

O noroeste do Estado do Rio Grande do Sul é um local com um bom potencial de se desenvolver no futuro. É nessa região que fica a pequena cidade de Ijuí, município com uma população estimada em 2019 em 83.475 habitantes. Foi nessa pequena cidade que há cerca de 60 anos nasceu a Unijuí, universidade pública não estatal, mantida pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE). A universidade logo ganhou fôlego e se espalhou para Santa Rosa, Três Passos e Panabi.




A universidade é considerada pública, mas não é estatal, pois não é mantida diretamente pelo Estado, como as estaduais e federais. Ela é considerada uma universidade comunitária.

Área de influência

A FIDENE, responsável por manter a universidade, é responsável por uma área de influência que cobre 55 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, onde moram mais de 650 mil pessoas. A área de atuação da própria Universidade Unijuí é em quatro cidades: Três Passos, Panambi, Santa Rosa e Ijuí, que é onde fica a reitoria e onde há a opção de Ensino a Distância.


A universidade oferece cursos de graduação presenciais e a distância. Também é oferecida pós-graduação.

Visão da universidade

Continuar sendo uma instituição consolidada quando o assunto é universidade comunitária do tipo pública não-estatal.

Missão da universidade

A universidade declara como missão a formação e qualificação de profissionais com qualidade técnica conjuntamente com a formação social crítica necessária para a formação do cidadão. Tudo isso pode ser usado para o desenvolvimento econômico e social da região.

Um pouco da História

A história da Unijuí começa na década de 1950, quando a população de Ijuí juntamente com a Ordem dos Frades Franciscanos. Foi esse movimento que iniciou as atividades da universidade, que na época era apenas uma faculdade chamada “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí”, que iniciou o Ensino Superior na região.

Há 51 anos (em 1969) a faculdade passa a ser administrada pela atual mantenedora, a FIDENE.

Foi somente há 27 anos (em 1993) que a faculdade ganhou corpo de universidade, se transformando na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Datas importantes para a universidade

26 de março de 1956 – Fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí;

25 de maio de 1961 – Criação do Museu de Antropologia Diretor Pestana;

28 de junho de 1985 – O Ministério da Educação reconhece a Unijuí como universidade;

6 de junho de 1990 – O câmpus da cidade de Santa Rosa é criado;

5 de março de 1992 – O câmpus da cidade de Panambi é criado;

24 de junho de 1992 – O câmpus da cidade de Três Passos é criado;

20 de julho de 2001 – É instalada e inaugurada a Rádio Educativa Unijuí FM, mantida pela universidade.

A cidade de Ijuí, que é a cidade natal da Universidade Unijuí, tem uma grande variedade de etnias vindas da Europa, o que faz com que tenha uma cultura diversificada. Essa diversidade deu origem à Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi).

Como se candidatar às vagas

Para quem mora na região e gostaria de enviar currículos para as vagas abertas para trabalhar na universidade basta clicar neste link (www.unijui.edu.br/institucional/trabalhe-conosco) e visualizar todos os processos seletivos que ainda aceitarem candidaturas. Existe um edital publicado em 4 de fevereiro de 2020 que está buscando Assistente Educacional Junior.

Boa sorte!

Por Bruno Rafael da Silva

Trabalhe conosco



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *