Home Office – Dicas para ser produtivo no trabalho em casa





Confira dicas para se manter produtivo no trabalho em casa.

Em tempos de isolamento social, saiba como trabalhar sem sair de casa de forma mais produtiva e assertiva para a sua empresa ou para o seu negócio.

Em tempos de pandemia mundial, em que foi decretado o isolamento de grandes aglomerações, muitas empresas estão a optar por manter os trabalhadores em casa. Grandes empresas já estão adotando esse método a fim de evitar que o vírus COVID-19 se propague com mais rapidez. O home office é, então, o que muitas organizações estão adotando para manter o fluxo de trabalho. Contudo, não são todos os funcionários que se dão bem com esse estilo de trabalho. Confira agora, dicas para se manter produtivo no trabalho em casa.




Antes de começarmos, é importante saber que, para que seu home office funcione, você precisa preparar o ambiente. Então, tudo o que será mencionado aqui tem a ver com a organização do ambiente para o serviço, mas também não é uma regra. Há pessoas que trabalham de uma forma totalmente diferente, e funcionam muito bem.

1. Tenha as ferramentas certas

Usar um notebook é uma ótima recomendação para trabalhos home office. Se a sua empresa utiliza um notebook, é melhor ainda. Nada mais prático do que usar esse notebook para trabalhar em casa, ao invés de ter que esperar para carregar todos os arquivos em um pen drive ou na nuvem.


2. Tenha uma boa internet

Uma boa internet é imprescindível para trabalhos em casa. Tanto para enviar arquivos, quanto para downloads, e demais necessidades de comunicação com o cliente. Por isso, se a sua internet não é das melhores, evite problemas e dê uma turbinada. Da mesma forma, é importante escolher um plano de qualidade para sua linha telefônica, já que ligações são eventos frequentes, quando se trata de trabalho remoto.

3. Tenha tudo à mão e não se esqueça de nada

Durante o momento de transição do escritório para o home office, é importante não deixar nada para trás. Coisas que você usa todos os dias, ou que podem ser consideradas importantíssimas na sua mesa precisam ir com você.

4. Trabalhe com reuniões online

Estamos falando de home office, mas ainda é importante ter um contato mais presencial com os seus clientes ou companheiros de trabalho. Uma boa alternativa para esse propósito são os serviços de reuniões em vídeo, como o Hangouts, que conta com tela de vídeo, chats e envio de arquivos. Outra ferramenta semelhante é o Zoom.

5. Tenha horários, e cumpra-os

Para que o seu fluxo de trabalho funcione bem, é importante que alguns hábitos da sua empresa sejam mantidos. O seu horário é um desses hábitos. Caso você tenha um horário fixo no seu trabalho, é seu dever cumprir esse trabalho em casa.

6. Use uma roupa de empresa

Usar uma roupa mais formal também é um bom hábito a ser adotado no seu novo ambiente de trabalho. Trabalhar de pijama pode soar como uma não tão boa ideia para muitos, por isso, é importante você fazer o seu cérebro entender que é hora de trabalhar, e não de dormir.

7. Tenha uma mesa de trabalho

É muito importante ter um espaço específico para realizar o seu trabalho. Uma mesa, talvez, em um local silencioso e iluminado da casa. Contudo, de forma alguma, você deve pensar na sua cama como local de trabalho.

8. Interferências não podem ser bem-vindas

Entenda que trabalhar na sala, talvez, não é uma boa ideia. A televisão pode acabar te atrapalhando um pouco. Da mesma forma, qualquer outro tipo de entretenimento deve ser abolido do seu ambiente de trabalho, inclusive as redes sociais.

9. Sua família precisa saber que você está trabalhando

Se você não mora sozinho, com sua família ou amigos, é importante deixar claro para eles que você está trabalhando em casa. Isso pode evitar muitos problemas para a empresa e seus familiares, ao eliminar qualquer interferência que venha deles e melhorar a concentração.

Se organizar em casa para realizar um bom trabalho é fundamental para profissionais que contam com o serviço em home office como uma opção viável. Afinal de contas, a sua produtividade deve ser igual no ambiente de casa. E não se esqueça de se cuidar, lavando bem as mãos e cuidando com locais de aglomeração.

Por Davi Soares

Home office



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *