Seleção virtual e recrutamento online são as novas tendências de RH



A crise pandêmica não vai parar o mundo, muito menos o progresso econômico e a geração de empregos. O Home Office pode ter chegado para ficar.

Antes mesmo da presença do Covid-19, muitas das grandes empresas, em todo o mundo, já estavam apostando no chamado processo de recrutamento e seleção via remota. Esse é o setor essencial dos profissionais em gestão de pessoas, ou Recursos Humanos. Geralmente, as pessoas que atuam nesse departamento são as de personalidades mais práticas do mundo, sabendo avaliar com precisão em pouquíssimo tempo perfis de candidatos, o que já deixa margem para processos via online.



Entretanto, explica um especialista do setor, é necessário muita cautela, e fazer avançar esse processo de modo sensato. Inovações sobre os processos seletivos precisam ser muito bem estudados, antes de serem aplicados. Como se trata de entrevistas e testes virtuais, e à distância, é necessário que a operação se dê com mais intensidade do que os testes presenciais, de modo que a coisa não se torne insubstancial e para manter a precisa assertividade nas escolhas dos novos colaboradores.

É conhecido de todos os profissionais do setor que uma grande parte das pessoas têm necessidades e expectativas distintas, sobretudo sob a égide da era digital em que vivemos. A geração que entra agora, e a vindoura, estarão muito mais ligadas ao mercado de trabalho digital, o que já está fomentando uma, cada vez maior, competitividade por talentos, caçados entre as grandes empresas.



Mas, os profissionais da área de RH, em sua maioria, estão cada vez mais atentos e atualizados sobre o processo de recrutamento online. As novas técnicas que estão sendo inseridas nos processos de seleção estão sendo cuidadosamente observadas por esses especialistas, já que na medida em que o tempo passa, e independentemente de quarentena, pandemia, as coisas caminham para esse padrão de processo seletivo.

Alguns profissionais do site LinkedIn explicam que o processo de recrutamento on-line cresceu muito durante esse período de isolamento social, mas, já vinha registrando significativa presença em muitas organizações.

A partir deste ano, porém, sua força será galopante. De acordo com uma pesquisa estatística recente, empreendida pelo site Valor, o processo seletivo efetuado de modo inteiramente on-line cresceu numa escala absurda entre 25% e 165% ao longo dos últimos dois meses deste ano de 2020. As chamadas Startups para seleção virtual foram muito bem valorizadas nesse mesmo tempo, incluindo as seguintes: a Kenoby e a Gupy, as quais foram agraciadas com milionários aportes.

Portanto, as tradicionais consultorias dos setores de RH, tais como a Fesa Group, a Robert Half e a Luandre, por meio de seus gestores, estão bem otimistas, expressando pontos positivos sobre a precisão e agilidade perpetradas nas seleções de tipo remoto.

Porém, como não é possível idealizar nada de forma absoluta, existem pontos negativos nessa tendência, conforme a visão dos mesmos profissionais de RH: são as abruptas interrupções que podem, e de fato ocorrem, durante os testes efetuados via webcam ou vídeos. Esses entre outros problemas que podem surgir, de conexão, devem ser muito bem ponderados.

Assim, os profissionais desse departamento explicam que todo esse avanço deve se dar com muito cuidado. É muito importante ressaltar que o processo de recrutamento digital não deve substituir, integralmente, o processo de recrutamento presencial, que continua a ter sua importância fundamental.

Trata-se de acrescentar e não de substituir, propriamente. É claro que o ponto positivo dentro desse período de pandemia é esse despertar de novas modalidades de relações de trabalho e de contrato, ou de intensificar processos eficientes e práticos que antes não estavam sendo devidamente explorados e suas boas possibilidades.

Dica importante: os profissionais não devem esquecer que, mesmo atuando em Home Office, ao participarem de entrevistas e testes online, deverão estar tão apresentáveis quanto no presencial.

A sequência de testes online para contrato de trabalho pode ser a seguinte:

O Inbound Recruiting; os vídeos; provas online; inteligência artificial; Mapeamento Comportamental entre outros.

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *