Hackathons de carreira – o que são



Entenda o que são Hackathons de carreira e como podem te ajudar a ter um desempenho melhor

O que são Hackathons de carreira?

Você já ouviu falar nesse termo, Hackathons? Se alguém te perguntasse hoje o que é isso, você saberia responder?

Se as respostas para essas duas perguntas foram “não”, fique tranquilo. Muitas pessoas não conhecem esse conceito, e estamos aqui para tirar essa dúvida e te explicar, o que vem a ser isso. Continue lendo.



O que é Hackathon?

O termo vem da Inglaterra, que é a união de duas palavras, hack e marathon (hack = acesso a dados e marathon = maratona). Mas sua denominação original diz respeito a um evento que acontece na área de tecnologia, que é voltado para o design e programação, que acontecem de maneira bem intensa.

No ambiente de tecnologia, os Hackathons acontecem durante dois dias, normalmente podem durar mais tempo, mas a ideia principal é reunir pessoas para trabalharem juntas e criar um software, que proponha soluções inovadoras, mostrando algum problema pontual.



Na atualidade, as ideias surgem com muita facilidade, e as equipes conseguem montar projetos incríveis, para mostrar e apresentar a uma banca julgadora. Os melhores projetos ganham uma premiação.

Todo esse evento, partiu da iniciativa e cooperação, para o surgimento de ações criativas dentro do mercado.

Hackathons no mercado

Fora do ambiente de Tecnologia da Informação (TI), a dinâmica do hackathon encontra muito espaço nas mais diversas profissões, especialmente em áreas que demandam inovação. Em essência, se em TI, um hackathon é um brainstorm com propósito específico de gerar um software ou outra solução tecnológica, fora desse ambiente o brainstorm serve para desenvolver e compartilhar técnicas de gestão ou ideias de carreira.

Leia também:  Dicas de como planejar o seu futuro

Para as empresas, esse tipo de evento e ação, traz diversos benefícios, como o uso das atividades dentro do evento, que tem como objetivo trazer toda a dinâmica das equipes, para as empresas.

Todos os processos podem ser adaptados para funcionar dentro do mercado, desde o brainstorm até a melhora das pesquisas feitas em integração aos times. Ele também pode ser feito através de uma resolução de problemas.

Portanto, todo o modelo que é usado nas ações dentro do evento, pode ser atrelado ao mercado atual, principalmente o que diz respeito as tecnologias, e muitos outros setores.

A maratona melhora a carreira

Sem dúvida, os hackathons ajudam a melhorar as carreiras, principalmente dentro da própria empresa. Participar desse tipo de evento contribui muito para a carreira. Além de todos os benefícios que já são presentes e estão envolvidos no processo, a melhora na carreira acontece decido aos seguintes aspectos:

– Melhora o trabalho em equipe

Todo o trabalho feito no evento acontece em equipe e por isso, essa pode ser uma ótima oportunidade para aprender a trabalhar assim. Melhor a comunicação, tanto para falar, quanto para saber escutar.

– Ambiente estimula a criatividade

Todas as pessoas que passam pelo hackathon se sentem desafiados a pensar fora da caixa. Sendo assim, essas são oportunidade de se expressar, trocar ideias e perceber o quão diferente pode ser um olhar frente a mesma questão.

– Desenvolvimento da liderança

Ao trabalhar em equipe, expor ideias é um dos passos que muitas vezes diverge com as ideias das outras pessoas. E por isso, saber se impor, é importante. Dentro do grupo, guiar a equipe pela ideia que você tem, para tomar atitudes em conjunto, é um sinal claro de liderança, algo que também é desenvolvido nos hackathons.

Leia também:  Dicas do que fazer para subir de cargo na empresa

– Tomada rápida de decisões

Como todo o evento acontece em um período muito curto de tempo, os envolvidos precisam tomar decisões rápidas, ou nenhuma solução pode ser encontrada a tempo. Saber lidar sob essa pressão é uma ótima forma de melhorar a carreira.

– Networking

Além de tudo isso, os hackathons também são uma ótima maneira de ampliar a rede de contatos. A integração em equipes, te ajuda a interagir da melhor maneira possível dentro do seu networking. Algo que é fundamento em um plano de carreiras.

Esses eventos são excelentes ferramentas para quem está em busca de desenvolver o seu meio profissional. Eles são dinâmicos, sociáveis e inovadores. Para quem ainda não conhece essa é uma nova maneira de subir e melhorar a carreira, se conectando as pessoas e as empresas certas.

Baseado no texto de Susan NogArt

Brainstorm

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *