Programa Progredir – 14 mil vagas de emprego



Confira como funciona o Programa Progredir, lançado pelo governo federal

Novas oportunidades de trabalho estão sendo abertas nesse segundo semestre de 2020.

Atualmente estão sendo disponibilizados em torno de 14 mil postos de trabalho em funções variadas. Estas vagas de emprego se destinam aos cidadãos que são beneficiários em programas sociais. Precisamente falando, se trata de pessoas inscritas no programa Bolsa Família e no programa Cadastro Único, as quais estão aptas a participar destas oportunidades disponibilizadas por meio do Programa Progredir.



Portanto, as ofertas aqui são para trabalho, para cursos de capacitação e de apoio ao setor de empreendedorismo. Deste modo, o Programa Progredir, regido pelos gestores do Ministério da Cidadania, está abrindo mais 14 mil vagas, como foi citado, em modalidade virtual (online), para os cidadãos que se tornaram beneficiários do Bolsa Família e estão inscritos no programa do Cadastro Único.

Estes são cargos voltados para funções no comércio, na indústria, na área de construção civil e na de transporte, entre outros departamentos de profissões. A grande maioria das vagas não tem qualquer exigência de experiência ou escolaridade superior, mas, exigem compromisso, vontade firme e desejo de trabalhar.



Conforme os dados publicados pela coordenadoria geral das Mobilidades e Parcerias do órgão Ministério da Cidadania, esta iniciativa tem incentivado a geração de empregos e rendas, como também auxiliar na conquista de autonomia a todos os beneficiários de quaisquer programas sociais. O Programa Progredir constitui positivo resultado de articulação entre parceiros públicos e privados, no sentido de promover cada vez mais a inclusão produtiva de pessoas beneficiadas no Cadastro Único.

Este mesmo programa presta apoio ao empreendedorismo e investe na qualificação profissional, dispondo de centenas de cursos nos mais diversos setores. É necessário que todo governo saiba investir nos talentos e capacidades de seus concidadãos, de modo a tornar independentes o maior número de pessoas, que contribuam para a independência socioeconômica do meio em que vivem.

Leia também:  Vagas de trabalho na Anglo American

Assim, o papel do Programa Progredir assume proporção nacional no sentido de recolocar o maior número possível de cidadãos no mercado de trabalho, de modo que cada vez mais pessoas cresçam por si, dependendo pouco do Estado e gerando riqueza para o país, por conseguinte, para si mesmas.

Sobre o procedimento de cadastro no programa, seguem as informações:

É necessário, além de estar participando do Bolsa Família e do programa Cadastro Único, que toda pessoa interessada acesse o portal oficial, site do Progredir, e preencha a ficha cadastral com o número do próprio CPF. Esta ferramenta de cadastro permite que cada um possa elaborar um currículo atualizado, de forma simples e rápida. Este mesmo currículo estará no banco de dados da instituição e permanecerá disponível para as empresas parceiras.

Coordenação do Programa Progredir:

Está sendo coordenado por meio da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do órgão do Ministério da Cidadania. Portanto, o Progredir funciona de modo conjunto e integrado a três eixos fundamentais:

A – Processo de intermediação da mão de obra, que constitui uma importante ferramenta na elaboração dos currículos, de identificação de perfis de candidatos, no cruzamento de perfis dos diversos candidatos, na organização dos postos de trabalho, na distribuição das vagas ofertadas pelas empresas parceiras, e o efetivo encaminhamento para cada mercado de trabalho;

B – A capacitação profissional por meio de cursos gratuitos profissionalizantes, de educação financeira e de inclusão digital;

C – O apoio ao empreendedorismo, que consiste em concessão do chamado microcrédito destinado às famílias do Cadastro Único, que investem nos pequenos negócios, e em assistência técnica, garantindo intensa inclusão financeira aos trabalhadores autônomos já inscritos nesse programa.

Leia também:  Vagas de emprego na Pamplona

Mais informações nos sites:

Programa Progredir

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *