Ambev – Vagas de Emprego para Mulheres e Negros 2021



Oportunidades são para a área de Tecnologia. Interessados devem se inscrever até o dia 16 de junho de 2021.

A multinacional Ambev acaba de anunciar que disponibilizou 40 vagas de trabalho para mulheres (cisgênero e transgênero) e pessoas negras, em seu braço tecnológico, o hub Ambev Tech. A iniciativa visa dar mais visibilidade às minorias sociais, possibilitando o acesso ao mercado de trabalho de profissionais com conhecimentos na área de programação (React) e testes com software (QA). Podem participar do recrutamento pessoas a partir dos 18 anos de idade, com interesse em trabalho totalmente remoto. Não é necessário experiência na área e formação universitária, pois a empresa dará treinamentos para os interessados desenvolverem suas atividades, bem como a oportunidade de crescimento na carreira. As inscrições vão até o dia 16 de junho (quarta-feira) e devem ser realizadas por meio do website https://ambevtech.com.br/start-tech.

Oportunidade de gênero e representatividade

As desigualdades raciais têm sido particularmente pronunciadas em nosso mercado de trabalho, ao longo de décadas. Pessoas negras e mulheres são mais propensas a ficar sem trabalho do que pessoas brancas, ter empregos mal remunerados e viver na pobreza em nosso país. No geral, pouco mais de dois terços desse público está trabalhando (68%), em comparação com quase quatro quintos das pessoas brancas (78%). Aliás, pessoas brancas têm mais probabilidade de trabalhar do que qualquer outro grupo étnico, e isso se aplica tanto a homens quanto a mulheres. Abaixo disso, a diferença na taxa de emprego caiu significativamente nas últimas duas décadas para os homens, para apenas 5 pontos percentuais – mas para os homens negros, a diferença é de 11 pontos percentuais (com o emprego dos homens negros na verdade caindo nos últimos anos, enquanto aumentou para outros, especialmente em razão da pandemia de coronavírus). Para as mulheres, a diferença na taxa de emprego diminuiu mais lentamente e agora é de 14 pontos percentuais (mas é mais do que o dobro para as mulheres de ascendência branca).

Leia também:  CAT SP oferece 265 vagas de emprego para Técnicos e Especialistas


Realidade pandêmica e empregabilidade no Brasil

Embora seja verdade que COVID-19 afetou a todos de alguma forma, a magnitude e a natureza do impacto não foram universais e envolve inúmeras discrepâncias. As evidências até o momento sugerem que os trabalhadores negros e mulheres enfrentam muito mais insegurança econômica e de saúde devido ao COVID-19 do que os trabalhadores brancos e homens. E embora essas diferenças sejam notáveis, elas mascaram outras disparidades ainda maiores que são aparentes quando olhamos para as taxas de desemprego por raça e gênero, que sempre estiveram presentes em nossa sociedade, mas que atualmente afetam drasticamente mulheres e pessoas negras, especialmente de comunidades mais pobres.

Importância de ações como as da Ambev em prol das mulheres e negros

Embora as comunidades negras e voltadas aos cuidados com a mulher compartilhem muitas experiências que comprovam que o processo histórico em que o Brasil está contido as tornam mais suscetíveis, também existem diferenças importantes entre essas comunidades que precisam ser compreendidas a fim de se combater eficazmente os efeitos adversos econômicos que permeiam a história brasileira e que tiveram impacto ainda maior durante a pandemia. A desigualdade racial e econômica sempre existiu e ela deixa os trabalhadores negros e também mulheres com poucas opções boas para proteger sua saúde e seu bem-estar econômico, especialmente aquelas que ainda têm filhos para cuidar dentro de casa, ainda afastados do ambiente escolar. Portanto, há perdas devastadoras de empregos que estão afetando os trabalhadores negros e suas famílias , especialmente mulheres, de maneira contundentemente difícil. Por essa razão, iniciativas como as da Ambev oportunizam o acesso a um trabalho digno, com opções de exercício da cidadania e oportunidade de resgate social para pelo menos 40 mulheres brasileiras que precisam urgentemente de renda e de uma oportunidade de mudança de vida.

Leia também:  Vagas de Emprego na RPC TV em 2017


Por Ana Beatriz Dias Pinto

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *