Programa Jovem Aprendiz Metrô Rio 2021 – Vagas para Mulheres



As inscrições vão até 30 de julho. O programa visa a preencher 12 vagas exclusivas para mulheres.

Os papéis de gênero na sociedade ainda são temas influenciam escolhas profissionais de muitos jovens. Contudo, com a ascensão e consolidação de movimentos por direito, a presença feminina tem crescido até mesmo em formações ou carreiras normalmente lidas como exclusivamente masculinas.

Ainda é comum ouvir questionamento sobre mulheres baterem uma laje, ou trocar pneu. Tais dúvidas surgem do pensamento equivocado que liga força somente aos homens. Essas frases (normalmente proferida por a fim de desqualificar mulheres) são a ponte de um problema social que pode culminar e baixa diversidade e inclusão. Hoje, o que era preconceito transformou-se em campo de atuação para elas. Cada vez mais mulheres ocupam espaços profissionais antes considerados masculino.



Isso demonstrar que a representatividade feminina tem força para atuar em qualquer espaço, sendo fundamental a desconstrução de estereótipos ligados ao gênero. Estereótipos esses que são intrinsicamente ligados a construção social que já se inicia na infância e pode ser um impeditivo a muitas jovens.

Com vistas a promoção de diversidade e da inclusão, o Metrô Rio abre as vagas direcionadas exclusivamente a mulheres afim de aumentar a quantidade do gênero no seu quadro de funcionários.



Além disso, as selecionadas obterão um curso de Eletricista Industrial em pareceria com Senai pelo período de 13 meses, além disso participarão um treinamento de 10 meses no centro da concessionária.

Essas qualificações são importantes para jovens meninas que passaram a notar na sociedade e no mercado de trabalho que jovens meninos são lidos como mais inteligentes por ter primazia em funções mais complexas. O gênero feminino é comumente associado ao setor de beleza onde lhes são esperados comportamentos ligados a doçura, suavidade o que pode leva-las desde cedo a afastar da ideia de manejar funções complexas associadas a maior inteligência.

Leia também:  Empregos CAT-SP 2013 - Diversas Vagas

Por se tratar de um programa jovem aprendiz o Metrô Rio destaca alguns pré-requisitos para a inscrição, são eles:

  • Possuir entre 18 e 21 anos de idade
  • Ensino Médio (completo)
  • Disponibilidade para atuação no turno da manhã (8h-12h)
  • Não ser contratado por outro programa de Jovem Aprendiz
  • Não ter participado anteriormente de um curso no Senai

* Necessário apresentar documentação (RG/ CPF/ PIS/ CLT/ título de eleitor) além do comprovante escolar atualizado.

A iniciativa do Metrô Rio visa desconstruir a ideia de que as profissões tidas como masculinas e associadas com frequência à força e habilidades de cunho matemático ou braçal. Com isso todo um campo se abre para novos modelos de trabalho e possibilidades econômicas que abriguem a todos.

Tudo isso é relacionado ainda ao avanço da socialização de gênero, resultando na presença feminina em espaços e representatividade delas em variados setores.

No processo de formação tanto escolar como familiar, há uma forte orientação dos papéis tradicionais nos gêneros. Com isso, muitas vezes o campo de atuação feminino fica ligado já na infância somente a espaços escolares, hospitalares, creches e isso, além de gerar um problema de demanda e oferta, inclui para a perpetuação de ações limitadoras, o que por consequência leva ao machismo que pode, inclusive, tirar vidas por uma visão opressora.

Nesse sentido, as vagas abertas no processo Jovem Aprendiz pelo Metrô Rio figuram como uma das variadas ações no horizonte das mudanças que as mulheres veem pleiteando ao longo do tempo, afim de terem suas demandas garantidas. A oportunidade figura ainda, como uma ótima oportunidade para as profissionais desenvolverem suas habilidades num grande setor que atua a muito tempo sendo fundamental para o andamento da cidade, o que confere ao currículo de jovens meninas uma ótima experiências profissional.

Leia também:  Trabalhe Conosco CNA - Como Encontrar Vagas e Enviar o Currículo

As que desejam participar, devem realizar suas inscrições através link epartner2.vagas.com.br/v2230867?link_cand=https%3A//site.vagas.com.br/GoHome.asp%3Fv%3D2230867%26j%3Dt%26sslon%3D1%26ss%3D1.

Por Lucas Rodrigo

Vagas jovem aprendiz

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *