Como Conseguir Emprego Depois dos 40 Anos



Confira aqui algumas dicas de como conseguir emprego após os 40 anos.

Conseguir um emprego é desafiador em qualquer idade, no entanto, quem já passou dos 40 pode se sentir “ameaçado” pelos mais jovens. Engana-se quem pensa que não há como voltar a trabalhar na área se já completou quatro décadas. Inclusive, você tem duas opções, pode retornar à sua formação, na qual já tem experiência, ou começar do zero. Veja agora dicas para conseguir um emprego após a chegada dos 40 anos:

Confie em si e saiba o que deseja

A barreira da idade está sendo derrubada há muito tempo. As empresas não consideram ruim ter funcionários mais velhos. Muito pelo contrário, aquelas que focam apenas no público jovem é que correm o risco de ficarem mal vistas no mercado. O conceito é tão real que para os idosos, dizemos que chegaram na melhor idade e não na velhice.



Então, mantenha a confiança em si mesmo, analise suas capacidades e qualidades. Quando for em uma entrevista, use isso ao seu favor. Além disso, é válido saber o que deseja, a área que quer trabalhar e entender o porquê você quer isso.

Esteja disposto a aprender

Os mais jovens não devem ser vistos como inimigos, mas sim pessoas que podem te atualizar e ajudá-lo a entender como o mercado mudou nos últimos anos. Converse, troque ideias e tente aprender mais sobre as tecnologias mais usadas na sua área.



Outra dica é não ter medo de voltar a estudar. O aprendizado é conseguido ao lado de outras pessoas e com cursos de atualização. É válido até fazer uma nova graduação, pós ou especialização.

Leia também:  Dicas de como gerenciar sua carreira

Mantenha seu currículo atualizado

Mesmo sem novas experiências recentes, seu currículo pode estar em um formato desatualizado. Conforme a empresa, você pode precisar de algo mais dinâmico, que reforce muito mais suas qualidades do que os empregos anteriores.

Muitas empresas querem profissionais dispostos a tentar, aprender e se arriscar. Não importa se já possuem experiências ou se já passaram dos 40 anos.

Faça cursos para se atualizar

Atualização é válida em qualquer faixa etária, mas se você esteve muito tempo longe do mercado de trabalho, considere cursos de atualização. Até porque, as coisas estão sempre mudando e novas tecnologias são apresentadas. Considere como um curso de reciclagem e não veja isso como negativo.

Caso ache mais prático, aposte nos modelos EAD, para que seja possível estudar direto de casa, no horário que considerar interessante.

Use as redes sociais ao seu favor

Você provavelmente está em alguma rede social. Pode não simpatizar tanto com o TikTok, sucesso entre os adolescentes e jovens, mas já frequenta o Facebook ou o Instagram. Tente utilizar estas redes sociais ao seu favor, e mais, busque criar uma conta no LinkedIn. Esta rede social é quase como um currículo online, no qual as empresas podem te encontrar.

Quanto as outras redes, como o Instagram e Facebook, entre em grupos de divulgação de vagas (na sua área ou naquela em que está interessado em começar a atuar) e converse com antigos contatos. Não tenha medo de pedir ajuda para colegas e amigos, eles podem te indicar e ajudar a encontrar o novo emprego.

(Re)Comece com freelas e trabalhos temporários

Sua dificuldade está relacionada com o tempo de experiência solicitado nas vagas? Respire fundo, pois, isso pode ser resolvido. A ideia, inclusive, é útil para quem decidiu mudar de área. Para recomeçar, aposte nos trabalhos temporários e nos freelas.

Leia também:  Dicas de como se vestir para o trabalho

Estas vagas podem não ser efetivas, mas vão te ajudar a ganhar experiência, e, no caso de mudanças, verificar se está realmente interessado no emprego. Depois, é só adicionar os freelas e temporários ao seu currículo. Sempre que for a uma entrevista, comente sobre isso e o que você aprendeu com os serviços, reforçando seus pontos fortes.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *