Como Conseguir Emprego Depois dos 50 anos?

Confira aqui algumas dicas de como conseguir emprego após os 50 anos.

Encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho após os 50 anos não é tarefa fácil. Tendo em vista o cenário atual com milhões de desempregados no Brasil, pode ser desanimador arranjar emprego nesta idade. Além da falta de oportunidades, pessoas mais maduras sofrem com preconceito no mercado de trabalho. Pois as empresas, normalmente, julgam esses profissionais como pessoas incapazes de se adequarem a nova realidade profissional exigida.

Além disso, existem questões como saúde, agilidade física e mental, facilidade em lidar com pessoas, familiaridade com a tecnologia, entre outros fatores.

Mas é possível vencer todos esses obstáculos e conquistar espaço e um bom emprego. Por isso, neste artigo, daremos dicas de como você poderá se adequar as exigências atuais, se preparar e arranjar emprego após os 50 anos. Confira!

Se atualize

Um dos maiores desafios para quem tem mais de 50 anos, sem dúvida, é se adequar e dominar as novas tecnologias. Diante de um mundo onde a tecnologia está presente em quase todas as profissões, é fundamental dominá-la para ter mais oportunidades. Portanto, apesar de ser algo mais complicado para quem tem mais idade e não está habituado, é possível aprender e fazer da tecnologia uma facilidade no dia a dia.

Então, peça ajuda para pessoas mais próximas para ensinar os primeiros passos e gradualmente você verá que não é um bicho de sete cabeças. Com força de vontade, dedicação e treino logo você dominará a tecnologia e terá mais chances para se recolocar no mercado de trabalho.

Faça cursos

Existem, hoje em dia, uma infinidade de cursos gratuitos na internet sobre vários assuntos e emitem certificados. São diversas plataformas que oferecem cursos de qualificação para diferentes perfis e níveis de experiência. Algumas das mais procuradas são: Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Bradesco Escola Virtual, Omie Academy, entre outras.

Atualize o seu currículo

Após realizar cursos, o próximo passo é atualizar o currículo com informações relevantes para chamar atenção do recrutador. Normalmente profissionais acima de 50 anos possuem um currículo extenso com muitas experiências. Portanto, recomenda-se que um currículo que agregue valor, seja objetivo e tenha no máximo duas páginas.

Então relacione as experiências mais atuais e mais similares ao cargo que você esteja buscando.

Cadastre-se em sites especializados

Faça cadastro em sites de oportunidades de emprego e dedique parte do seu tempo para buscar vagas. Os mais acessados para este fim são: Vagas.com, Injojobs, Indeed, Catho, entre outros.

Outra alternativa, é se cadastrar em sites específicos em oportunidades para profissionais acima de 50 anos. O site Maturi é especializado em promover capacitação profissional, desenvolvimento pessoal, network, empreendedorismo e, claro, oportunidades de recolocação no mercado de trabalho para pessoas maduras.

Faça Network

Criar e manter uma rede de contatos profissionais é fundamental para facilitar a recolocação no mercado de trabalho. Então, busque contatos, converse com pessoas, compartilhe suas experiências e dificuldades. Existem grupos profissionais no Facebook que se encaixam no seu perfil profissional e podem te ajudar nisso. Além disso, nesses grupos, são postados boas oportunidades de trabalho.

Outra opção muito utilizada atualmente, é o LinkedIn – a maior rede social profissional do mundo. Na plataforma, você pode criar contatos profissionais, buscar vagas de emprego e ainda ser encontrado por empresas e recrutadores.

Cuide da saúde física e mental

Cuidar da saúde física e mental é fundamental, não só para pessoas com mais de 50 anos, mas em qualquer período da vida. Mas para um profissional com mais de 50 anos ter a saúde em dia pode ajudar bastante na contratação. Então, se alimente corretamente, faça atividades físicas regulares e, principalmente, controle a ansiedade. Pois está condição é muito frequente em profissionais que estão precisando de trabalho e encontram tantas dificuldades

Siga essas dicas básicas, seja resiliente e nunca desista. Portanto, foque nas orientações, controle a ansiedade e tenha em mente que as barreiras existem, porém as possibilidades também são diversas.

Texto de Erika Balbino

Posts Recentes

Melhores setores com vagas de emprego em outubro, novembro e dezembro de 2024 – como se candidatar

Veja onde e como conseguir vagas no terceiro trimestre de 2024. No final de 2024, o mercado de trabalho no… Leia Mais

Como se tornar indispensável no trabalho

Confira quais são as habilidades que te tornam indispensável em seu trabalho. Em um ambiente corporativo cada vez mais dinâmico… Leia Mais

Como Ingressar no Trainee Santander 2025: Salário de R$ 8.700

Interessados em construir uma carreira no setor bancário podem se inscrever no Trainee Santander 2025, que oferece salário competitivo e… Leia Mais

Como Ingressar no Trainee Accenture Masters 2024: Oportunidades em Tecnologia

A Accenture abriu inscrições para o Trainee Masters 2024, uma oportunidade única para recém-formados que desejam liderar transformações tecnológicas e… Leia Mais

Trainee Grant Thornton 2024: Salário, Benefícios e Inscrições Até 16 de Setembro

A Grant Thornton abriu inscrições para seu Programa de Trainee 2024, oferecendo vagas para estudantes e recém-formados em diversas áreas,… Leia Mais

Concurso CORE-MT 2024: Inscrições Abertas! Veja Como Participar

O concurso do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Mato Grosso oferece 60 vagas com salários de até… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies