A verdadeira liderança não tem nada a ver com o cargo que a pessoa ocupa na empresa. Há muitos indivíduos no mundo que não ocupam posição alguma e que, ainda assim, exercem liderança. Há também aqueles que possuem um cargo de liderança, mas que não são líderes.
A liderança é muito parecida com um iceberg. Há dois componentes primários, o que você pode ver, acima da superfície, e o que não pode ver, embaixo da água. Abaixo da superfície da água está o caráter de um líder. Acima, suas habilidades…. a liderança tem dois componentes: o ser e o fazer.
O caráter, ou a falta dele, ainda é o maior inimigo de muitos líderes atualmente. As habilidades são críticas para uma liderança efetiva, mas o caráter também o é. Muitos acreditam que podem se tornar líderes eficazes se tiverem apenas habilidades específicas. Outros acreditam que podem se tornar grandes líderes se puderem desenvolver o caráter. Todos estão errados. São necessários os dois componentes: habilidade e caráter.
Segundo Ken Blanchard e de Mark Miller, autores do livro “O Segredo – O que os grandes líderes sabem… e fazem”, da Editora Best Seller, o segredo é: os grandes líderes SERVEM. A ideia de SERVIR combina muito bem com a metáfora do iceberg. A motivação de um líder é uma questão de caráter. Os líderes, a despeito do nível de habilidades, devem se perguntar continuamente: "Por que estou liderando?" "Sou um líder a serviço de algo ou um líder que serve a si mesmo?”.
Os grandes líderes não se constroem de uma hora para a outra, ou em um mês, ou em um ano. Eles se tornam grandes líderes a cada dia, durante a vida toda. O aprendizado nunca termina. Você jamais chega ao fim da jornada, encontrará novos meios de servir constantemente e, cada vez que o fizer, suas habilidades de líder se desenvolverão e você se tornará um líder melhor.
Não busque somente grandes façanhas, tente também os pequenos atos.
Trata-se de sua visão, como líder, do futuro do seu grupo, uma visão comprometida estimula a paixão dentro de você. Ela diz a todos que trabalham a seu redor que você é, para onde está indo e o que impele seu comportamento.
A liderança tem a ver com mover as pessoas de um lugar para o outro. Uma das prioridades do líder deve ser assegurar que a equipe saiba para onde ele vai.
Sintonizar o futuro significa criar uma visão comprometida, é um dos privilégios e exigências mais sérios dos líderes. Às vezes, pode ser difícil determinar onde o empreendimento deveria levar, mas levar a algum lugar é um dever. Visualizar e comunicar uma visão orientada para o futuro são funções gigantescas da liderança.
Há uma constante tensão entre as duas posições na mente de um líder: “Cabeças erguidas versus cabeças baixas”. Cabeças erguidas, os líderes sempre precisam dedicar algum tempo para sintonizar o futuro, ou visualizá-lo, porque necessitam comunicar à equipe para onde estão indo e como antecipar oportunidades e obstáculos.
Ao mesmo tempo, precisamos ajudar as pessoas com a implementação; ou seja, tornar a visão uma realidade. Isso é o tipo “cabeças baixas”. Os líderes devem avaliar constantemente como investir seu tempo. É preciso dedicar algum tempo a “cabeças erguidas” e, em outro momento, investir em “cabeças baixas”.
Sintonizar o futuro é uma responsabilidade do líder que não pode ser delegada. Pode ser compartilhada, mas é uma função do líder criar tempo hoje para garantir o amanhã.
Você precisa ter as pessoas certas nos papéis certos e totalmente comprometidas se quiser atingir os objetivos que identificou ao sintonizar o futuro. Tudo que conseguir como líder reflete nas pessoas que estão ao seu redor. Sem essa peça, seu sucesso como líder será muito limitado.
Investir possui dois componentes distintos. O primeiro tem a ver com seleção. Se não selecionarmos as pessoas certas para os cargos, cometeremos um grave erro como líder. O custo de uma seleção mal feita é impressionante, o “conserto” requer tempo, energia mental e emocional. E, enquanto consertamos, há quase sempre outros custos à organização: o declínio da performance e oportunidades perdidas, assim como o custo de recrutar, selecionar e treinar um funcionário novo, sem esquecer o custo moral.
“Obter a pessoa certa para o cargo certo é a primeira parte do termo 'Investir'”. A cada par de mãos que você contrata, ganha um cérebro livre.
O principal desafio do líder é criar níveis de comprometimento tão fortes que, quando nós, líderes, nos posicionarmos em relação a algum assunto, nossa equipe fará o mesmo. O desenvolvimento dos outros inclui criar a expectativa para aprender e crescer; criar treinamento e desenvolver oportunidades; prover recursos educacionais.
Ajudar as pessoas a ativar suas potencialidades é uma das maiores recompensas do papel do líder.
Os grandes líderes reinventam continuamente, em nível pessoal. Estão sempre interessados em formas de aprimorar o conhecimento e as habilidades. Grandes líderes encontram suas respostas no aprendizado, alguns lêem, outros fazem cursos e outros ainda recorrem a mentores. Fazem o que for preciso para continuar aprendendo, se não, “se você parar de aprender, vai parar de liderar”.
O líder tem de servir de modelo para o comportamento que deseja ativar nas pessoas, precisa aprender a sobreviver, todos devemos aprender a reinventar continuamente para estar à altura de nossos concorrentes e das mudanças rápidas que ocorrem no mundo.
Precisamos de pensamentos inovadores e ideias inéditas para preparar respostas adequadas aos desafios que nossa organização enfrenta e, por fim, a reinvenção pessoal, que deveria ser uma das maiores prioridades do líder, porque temos a responsabilidade administrativa de maximizar os talentos que Deus nos deu.
Reinventar continuamente aplica-se a sistemas e processos. Os grandes líderes sempre buscam respostas a perguntas: Como podemos melhorar o trabalho? Como fazê-los sem cometer tantos erros? Como acelerar a produção? Como fazê-lo com o gasto mínimo de energia?
Os líderes também devem trabalhar para estimular o desejo de aprimoramento nas pessoas que realizam o trabalho do dia a dia, o líder defende sua causa, mas os outros a fazem acontecer… ou não.
Reinvente continuamente também é a ideia da reinvenção estrutural. Grandes líderes não mudam a estrutura porque não tem o que fazer, eles entendem que a estrutura organizacional deveria ser fluida e flexível. Outros líderes menos proficientes, tendem a deixar que a estrutura dite suas decisões, em vez de adaptá-las às exigências em contínua mudança dos negócios.
Os grandes líderes, aqueles que realmente lideram de um patamar alto, fazem as duas coisas. Durante muito tempo, vários líderes acreditaram que tinham de escolher. A maioria dos líderes corporativos sempre disse que tudo girava em torno de resultados, na realidade, há dois testes para um líder: Eles obtêm resultados? Possuem seguidores? A propósito, se você não tiver seguidores, é muito difícil obter resultados a longo prazo.
A maneira de maximizar seus resultados como líder é ter expectativas altas tanto para os resultados quanto para os relacionamentos. Se pudermos cuidar de nossos consumidores e criar um ambiente de trabalho motivado para a nossa equipe, lucros e potencial financeiro serão os aplausos que receberemos por um trabalho bem feito.
Para um líder ter sucesso, precisa assimilar os valores da organização. O poder reside na confiança e na credibilidade que você constrói, não em um conjunto específico de valores que representam o que é “certo”.
As pessoas seguem líderes em que podem confiar. Se assimilar os valores, poderá começar a construir a confiança necessária para liderar efetivamente, “se é assim que tem de ser, então cabe a eu fazê-lo”. Se perdermos nossa credibilidade como líderes, nosso potencial de liderança ficará altamente limitado.
Se seu coração está correto e sua cabeça clara, tudo a ajudará a manter-se alinhada com os valores. A capacidade de desenvolver sucessores competentes é a principal característica dos grandes líderes.
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