Dicas para Fazer um Currículo Atrativo


É imprescindível saber montar um currículo bem apresentável no momento de concorrer a alguma vaga de emprego. Confira algumas dicas de como deixar o currículo atrativo para os recrutadores.

Nos dias de hoje, como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, devido à crise econômica que assola o país, é extremamente importante ter um currículo bem apresentável. Mas preste bem atenção, um currículo apresentável não é sinônimo de um currículo recheado de informações só para parecer que tem mais títulos e, por isso, é capacitado e está mais preparado. Muito pelo contrário, atualmente são tantos currículos enviados diariamente para serem analisados, que hoje em dia prioriza-se que os dados sejam colocados de forma mais direta e isso está extremamente ligado a diagramação de currículo e como ele será montado.


Desse modo, muitas pessoas apresentam dúvidas na hora de montar um bom currículo. Para isso, logo abaixo vai algumas dicas importantes para deixar o seu currículo mais atrativo.


Vale ressaltar ainda que o currículo bem feito pode ser o diferencial, uma vez que é o primeiro contato que o empregador tem com o candidato, é a primeira impressão que se tem. Depois, se o currículo for selecionado, obviamente podem ter outras etapas envolvidas, tais como entrevista e processo seletivo. Por isso, não é aconselhável colocar informações que são inverídicas ao elaborar o currículo, uma vez que o empregador pode se interessar por uma habilidade que conta no currículo, mas o candidato não tem.


Então, sem mais delongas, a primeira dica é a seguinte: antes de fazer o currículo é importante que o candidato saiba reconhecer as suas reais chances para conseguir ocupar a vaga. Isso implica em reconhecer que há uma grande competitividade e que há candidatos que talvez estejam mais preparados e podem oferecer um currículo mais completo. Dessa forma, é com base nisso que você deve buscar especializar-se mais em sua área e nos dias de hoje, com o auxílio da tecnologia, há inúmeros cursos online e com certificado, alguns deles são até mesmo gratuitos. Outras formas de enriquecer o seu currículo é procurar participar de workshops, palestras e congressos. Pode ter certeza que seguindo esses passos o currículo fica mais bem visto e você pode ter mais chances.


Já no momento de montar o currículo, a primeira coisa a se fazer é colocar os dados pessoais de forma completa e correta. Por isso, é preciso atentar-se ao fato de que não há erros nos números de telefone e e-mail. É importante que esses dados estejam certos para o caso da empresa entrar em contato. Portanto, mantenha essas informações sempre atualizadas.

A segunda dica é deixar claro logo de início qual a área que se deseja trabalhar, bem como o cargo desejado. É bom que essa informação fundamental para que haja a contratação, não ultrapasse uma linha, pois pode parecer que o candidato não apresenta verdadeiramente um foco e não sabe o que colocar de relevante.

O terceiro passo a se tomar ao montar o currículo é colocar a formação acadêmica. Nessa parte é necessário colocar qual a instituição de ensino em que ocorreu a formação superior, bem como o ano de entrada e o ano da conclusão do curso. Se a formação for técnica, aconselha-se que só acrescente se for compatível com o cargo, sendo assim, caso seja, segue-se o mesmo procedimento da instituição acadêmica.

Vale destacar que o quarto passo é colocar a experiência profissional, algo que é a exigência de muitas instituições empregadores. Para os profissionais recém-formados muitas vezes esse é um grande obstáculo, mas não se pode deixar desanimar, é hora de aproveitar e pontuar os aspectos positivos da jornada acadêmica.

Por fim, é ótimo e válido acrescentar informações extras, tais como os idiomas que o candidato domina, além de outros cursos extras que já foram realizados.

Seguindo esses passos, o currículo fica completo e objetivo, ideal para que o recrutador absorva as principais informações, que vão o levar a frente.

Por Ana Paula



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.