Tabela do INSS 2022 – Datas de Pagamento dos Aposentados


Confira aqui as datas de pagamento do INSS para Aposentados.

Recentemente foi divulgado pelo INSS que os benefícios relativos aos reajustes de aposentados e pensionistas começarão a ser pagos em breve. Na ocasião citada, o órgão também chegou a veicular o seu cronograma relativo a isso. De acordo com este, o pagamento está previsto para começar no dia 25 de janeiro, ainda na próxima semana.


Assim como em anos anteriores, o pagamento será feito de acordo com o último número do cartão dos beneficiários. Assim, é importante destacar que existem alguns pontos a serem observados para evita potenciais erros nas datas. De encontro a isso, vale frisar que uma pessoa cuja conta seja 567.891.456-0, não deve levar o zero em consideração para encontrar a sua data de recebimento.


Isso acontece porque este é o digito verificador da conta e não o seu último número, que seria o 6. Então, o dono do cartão em questão receberia juntamente com as pessoas que têm este mesmo número independente do valor do seu benefício, visto que o cronograma em questão vale tanto para quem recebe até um salário mínimo quanto para quem recebe valores maiores.


De acordo com as informações divulgadas pelo INSS, quando se fala especificamente sobre os aposentados, aqueles que recebem até um salário mínimo receberão o reajuste de acordo com o estipulado pelo governo federal para 2022. Logo, 10,16%. Além disso, o pagamento tem início previsto para o dia 25 de janeiro.


Porém, quando se fala sobre os aposentados cujos benefícios ultrapassam um salário mínimo, é importante pontuar que o aumento seguirá os mesmos padrões, algo estipulado pelo Índice Nacional de Preços do Consumidor. Entretanto, as pessoas que começaram a receber após fevereiro de 2021 terão uma porcentagem menor de reajuste por ainda não terem completo o ciclo de 12 meses necessário para receber o valor completo.

Ainda sobre os benefícios, vale ressaltar que o teto do INSS passou por uma alta e chegou a R$ 7.088,50 este ano. Ainda na última quinta-feira (20), o valor em questão foi aceito pelo Governo Federal e os fatos destacados foram informados através de uma publicação no Diário Oficial da União na data citada.

Sobre a tabela do INSS para 2022, é válido ainda afirmar que aqueles que passaram a receber a partir de fevereiro terão reajuste de 9,86% no máximo e de 0,73% no mínimo. A última porcentagem será aplicada aos que começaram a receber no mês de dezembro. Portanto, vale frisar que quanto mais tardio foi o recebimento do benefício em 2021, menor será o reajuste para este ano.

É importante frisar que todas as questões citadas até o presente momento se aplicam a todos os benefícios que são concedidos pelo INSS, inclusive as aposentadorias e pensões. Nesse sentido, ainda vale ressaltar que casos como a incapacidade temporária e a pensão por morte estão enquadrados da mesma forma.

Outro fator que pode ser importante para os aposentados e pensionistas é o retorno da necessidade de fazer a prova de vida no INSS para continuar recebendo os benefícios. Isso não aconteceu no ano passado, mas retornará este ano. De acordo com uma reportagem veiculada pela TV Jornal Meio Dia, ainda no dia 10 de janeiro de 2022, a medida em questão se mostra extremamente importante para o órgão neste momento. Isso acontece, segundo o explicado na matéria do jornal, para evitar que fraudes aconteçam, visto que a prova de vida torna obrigatório que o beneficiário vá até o INSS para demonstrar que é ele quem está sacando o seu benefício.

Em caso de dúvidas, o mais recomendado é consultar as informações completas sobre a tabela de aposentadoria, que estão devidamente disponíveis no site do INSS e podem ser acessadas em qualquer dispositivo com acesso à internet.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.