Por que a motivação pode diminuir ao se trabalhar de casa?


A pandemia do novo coronavírus fez com que milhões de trabalhadores em todo o mundo tivessem que trocar os escritórios físicos por suas casas.


Quando analisamos o estresse do deslocamento para o trabalho, parece ter sido positiva a chegada do home office, mas em muitos casos a desmotivação pode bater à porta. Eis alguns motivos:


1. Menos recompensas: em um estudo realizado na Universidade Politécnica de Valência, sobre motivação dos funcionários, concluiu-se que a importância de uma política de recompensas na motivação dos colaboradores é fundamental. Em um ambiente de trabalho, a lista de fatores de motivação externa inclui reconhecimento, gestão de desempenho, treinamento, promoção, comunicação e a criação de um ambiente positivo.


2. A falta de espírito de equipe: os colegas de trabalho criam energia e podem criar um “efeito de contágio”. Se virmos alguém desfrutando de algo que não nos agrada, isso pode ajudar a mudar nossa atitude em relação a ele. Quando outras pessoas estão por perto, há uma pressão social para trabalhar. Você se sente como se estivesse sendo vigiado, o que é uma coisa boa.


3. Microgerenciamento: alguns gestores lutam para administrar sua equipe remotamente. Isto pode fazer com que os funcionários se sintam desmotivados. Um exemplo é o seu chefe enviar mensagens todo dia às 08h perguntando qual é o seu plano de trabalho para o dia, ou então enviando e-mails a cada 10 minutos pedindo para fazer outras coisas.

4. Apesar de precisarmos de incentivo externo, na verdade somos muito bons na administração e condução de tarefas. Embora os incentivos extrínsecos desempenhem um papel importante na formação de nosso comportamento, os seres humanos são dotados da notável capacidade de se engajar em uma tarefa sem tais incentivos, através de recompensas intrínsecas autogeradoras.

Portanto, a eventual perda de motivação durante esta pandemia não se trata apenas da falta de incentivo externo devido ao trabalho em casa. É algo mais profundo.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.