Como lidar com pensamentos negativos?


Uma maneira de lidar com pensamentos negativos é substituí-los por pensamentos que o façam sentir-se melhor.

Digamos que você acabou de aprender que tem um problema de saúde. Você pode dizer a si mesmo: “Minha vida nunca será como antes” ou “Este é o começo do fim para mim”. Isso provavelmente fará você se sentir muito mal – e tornará seu corpo mais fraco, justamente quando você precisar que ele seja forte.


Às vezes os pensamentos negativos estão ligados à maneira como você vive no dia-a-dia. Veja algumas dicas para você conseguir enxergar melhor o lado bom da vida:


1. Concentre-se no que você está sentindo no momento. Se você está triste, sinta a tristeza. Mas não diga a si mesmo que você sempre se sentiu assim e está condenado a se sentir triste para sempre. A tristeza passa. Um pensamento negativo pode se prolongar… até que você o deixe ir.


2. Compartilhe seus sentimentos com alguém próximo a você. Todos têm pensamentos negativos de vez em quando. Falar sobre isso com outra pessoa ajuda a manter esses pensamentos em perspectiva.


3. Faça algo bom para si mesmo. Talvez você possa trabalhar menos hoje e brincar mais com seus filhos. Ou você poderia encontrar algo que o fizesse rir.

4. Coma bem. Durma bem. Seja ativo. Quanto mais agradável você é para o seu corpo, mais fácil é sentir-se mais positivo sobre si mesmo.

5. Faça conexões sociais. Esta é apenas uma forma elegante de dizer “crie o tipo de comunidade que você quer”. Aproveite algum tempo com a família e os amigos. Junte-se a uma equipe ou clube. Assuma um novo hobby. Essas são apenas algumas possibilidades de socializar.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.